Buscar

É possível recuperar áreas degradadas com óleos essenciais?


E se pudéssemos utilizar óleos essenciais para atrair morcegos, um dos grandes dispersores de semente, para fazer a manutenção de florestas e recuperar áreas degradadas? Uma pesquisa brasileira tem estudado essa possibilidade.


Os morcegos frugívoros são importantes animais que dispersão diversas sementes de plantas consumidas, através das fezes. Morcegos da família Phyllostomidae se guiam pelo olfato para encontrar frutos maduros, uma vez que estes exalam moléculas aromáticas para este propósito.


Em 2002, foi realizado um teste por uma pesquisadora da Embrapa Florestas a 50 m fora do remanescente florestal do Parque Vila Rica (Estado do Pará), em uma área cultivada com soja e milho com baixa disponibilidade de recursos naturais.


Redes de captura foram montadas contendo um fruto falso, tendo assim o atrativo visual, com gotas de óleo essencial de plantas dos gêneros Ficus (Moraceae), Piper (Piperaceae) e Solanum (Solanaceae) que fazem parte de sua alimentação. Assim como, redes contendo o fruto falso sem óleos essenciais. Foi observada a atração dos morcegos e a preferência pelas redes contendo óleo essencial.


Esses resultados sugerem que os óleos essenciais podem atrair morcegos para áreas com baixa disponibilidade de recursos naturais e essa estratégia poderia ser utilizada para atrai-los para áreas degradadas e áreas cultivadas que cercam remanescentes florestais, onde podem desempenhar um papel na regeneração natural através da dispersão de sementes.


E não é incrível como os óleos essenciais podem ser utilizados? Curta, comente, compartilhe com quem interessar!


SOMOS GRATOS PELA VISITA!


Referência: Mikich, S.B.; Bianconi, G. V. Potencializando o papel dos morcegos frugívoros na recuperação de áreas degradadas. Pesquisa Floresta Brasileira, vol. 51, p. 155-164, 2005.

Disponível em: https://doi.org/10.4336/2012.pfb.51.155

Texto escrito por: Jessica C. Bergmann – Aromaterapeuta, Bióloga, Professora e Criadora de Conteúdo da Apotecários da Floresta, Proprietária da @ser.elementar

#apotecariosdafloresta #aromaterapia #aromatologia #oleosessenciais #medicinanatural #plantasmedicinais

3 visualizações
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • WhatsApp

contato @apotecariosdafloresta.com