Buscar

Óleo Essenciais no Combate às Baratas


Sabe aquelas baratas voadoras que entram na nossa casa principalmente na época de chuvas? Pois é, existem maneiras de evitar essas visitas indesejadas utilizando óleos essenciais!

Um estudo1 foi realizado com seis óleos essenciais de plantas da Malásia quanto a atividade repelente em relação a ninfas de barata Periplaneta americana.

Foram estudadas a eficiência dos seguintes óleos essenciais:

- Curcuma longa (Cúrcuma);

- Zingiber officinale (Gengibre);

- Pandanus odorus (Pândano);

- Cinnamomum zeylanicum (Canela);

- Syzygium aromaticum (Cravo);

- Cymbopogon citratus (Capim-cidreira).

O teste utilizado foi o método de dois cilindros modificado (ver trabalho científico) e três concentrações de óleo essencial foram utilizados: 12, 25 e 50 ppm (partes por milhão), ou seja, 0.0012%, 0.0025% e 0.005%.

Todos os óleos essenciais apresentaram repelência variando de 57,1 a 100% na menor concentração testada (12 ppm), sendo que o óleo de Pândano apresentou menor repelência (57.1%), seguido do Capim-cidreira (93.3%) e os outros 4 que apresentaram 100% de repelência na menor concentração. Porém, mesmo o óleo de Pândano na menor concentração, apresentou uma repelência maior que o controle positivo que foi a Naftalina que apresentou uma repelência de 54%.

E você, qual óleo essencial utiliza para repelir insetos da sua casa? Possui uma receita interessante de repelente usando óleo essencial? Compartilha com a gente!!!

SOMOS GRATOS PELA VISITA!

Ahmad, F.B.H.; Mackeen, M.M.; Ali, A.M.; Mashirun, S.R.; Yaacob, M. Repellency of Essential Oils Against the Domiciliary Cockroach, Periplaneta Americana. Insect Science and Its Application. Vol.16, n.3/4, p.391-393, 1995.

Disponível em: https://doi.org/10.1017/S174275840001746X

Texto escrito por: Jessica C. Bergmann – Aromaterapeuta, Bióloga, Criadora de Conteúdo da Apotecários da Floresta. 

#apotecariosdafloresta #aromaterapia #aromatologia #oleosessenciais #medicinanatural #plantasmedicinais #herbalismo 

0 visualização
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • WhatsApp

contato @apotecariosdafloresta.com