Buscar

Óleo essencial de alho é um aliado contra vírus


O alho (Allium sativum L.) vem sendo utilizada na culinária como especiaria ou como medicamento para resfriados, gripes e outros tipos de infecções.

Um trabalho científico publicado esse ano, analisou 18 substâncias ativas do alho identificados por GC-MS, sendo 17 delas organossulfurados, um componente responsável por possuir fortes propriedades anti-oxidantes, anti-bacteriana, anti-fungicas, anti-cancer e anti-microbiana. Essa pesquisa utilizou a técnica de acoplamento molecular para relatar os efeitos inibitórios dos compostos presentes no óleo essencial do alho na proteína ECA2 e protease PDB6LU7.

A enzima conversora da angiotensina 2 (ECA2) é uma glicoproteína integral da membrana que possui uma alta expressão em alguns tecidos do rim, pulmão e coração. Essa proteína é o receptor funcional no qual o vírus SARS-CoV-2 e SARS se acopla na infecção, ou seja, a inibição dessa proteína (ECA2) também reduz a operabilidade dos vírus.

A proteína PDB6LU7 foi identificada como a principal protease (enzimas que quebram ligações peptídicas) presente no vírus SARS-CoV-2.

Os resultados mostraram que 17 compostos organossulfurados, que compõe 99.4% dos componentes presentes no óleo essencial de alho, tem forte interação com os aminoácidos das proteínas ECA2 e PDB6LU7 da SARS-CoV-2.

A maior atividade antiviral foram das moléculas de dissulfeto de alila e trissulfureto de alila, que representam o maior teor no óleo essencial de alho (51.3%). A interação sinérgica das 17 moléculas presentes no OE é capaz de inibir a proteína ECA2, o receptor no hospedeiro, e a proteína PDB6LU7 presente no vírus.

ATENÇÃO: os estudos são preliminares e realizados apenas em laboratório. O link para o artigo encontra-se no Blog.

Quem aqui já utilizou alho para combater gripes e resfriados?

SOMOS GRATOS PELA VISITA!

Referência: Thuy, B.T.P et al. Investigation into SARS-CoV-2 Resistance of Compounds in Garlic Essential Oil. ACS Omega, Vol. 31, n. 5, p. 8312-8320, 2020.

Disponível em: https://doi.org/10.1021/acsomega.0c00772.

Texto escrito por: Jessica C. Bergmann – Aromaterapeuta, Bióloga, Professora e Criadora de Conteúdo da Apotecários da Floresta, Proprietária da #ser.elementar

#apotecariosdafloresta #aromaterapia #aromatologia #oleosessenciais #medicinanatural #plantasmedicinais #herbalismo

0 visualização
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • WhatsApp

contato @apotecariosdafloresta.com