Buscar

Óleo essencial de Amendoim, você conhece?


O amendoim (Arachis hypogaea L.) é uma valiosa cultura de oleaginosas, que cresce em quase todos os continentes que possuem clima semitropical. A semente possui um valor comercial ótimo, porém, o resto da planta como folhas e caule tem pouco valor.

O material vegetal, incluindo as folhas, é usado como condicionador do solo ou como ração animal. O amendoim perene (Arachis glabrata Benth e Arachis pintoi Krapov & W.C. Greg), conhecido como forragem ou rizoma, produz poucas sementes, mas é cultivado especificamente como forragem, turfa ou planta ornamental.

Um estudo foi realizado na Universidade da Carolina do Norte nos Estados Unidos em conjunto com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, onde o óleo essencial de diferentes variedades das plantas de amendoim (Bailey – cultivada e Arblick, Arbrook, Amarillo – perene) foram extraídos por hidrodestilação das folhas liofilizadas (desidratadas e congeladas sob vácuo).

A composição química dos óleos foi determinada por cromatografia gasosa e cromatografia gasosa-espectrometria de massa. O rendimento de óleo das folhas de A. hypogaea foi de 0,0063% (p/p).

Os principais componentes moleculares do A. hypogaea foram octenol (12,4%), heneicosano (11,7%), nonanal (10,9%), 4-vinilguaiacol (6,4%) e fitol (7,4%).

O rendimento das folhas de A. glabrata e A. pintoi variou de 0,0044% a 0,0061% (p / p), com os principais componentes em comum entre as três variedades testadas octenol (40,5-44,9%), β- linalol (5,0-8,9%) e 4-vinilguaiacol (1,4-8,6%).

O octenol é um metabólito da via do ácido linoleico e já foi estudado como sendo uma molécula que atrai insetos como mosquitos. O heneicosano é um feromônio que atrai mosquitos como os do gênero Aedes, presente também no óleo de cártamo. O nonanal (um aldeído) é também um feromônio feminino de diversos insetos.

A molécula 4-vinilguaiacol é uma substância aromática responsável pelo aroma do trigo sarraceno e alguns insetos também o utilizam como feromônio.

Há poucos estudos sobre o óleo essencial do amendoim, mas já da para perceber que é ótimo quando o objetivo é atrair insetos, nem que seja para alguma armadilha. A maioria dos compostos são álcoois, aldeídos e cetonas que podem servir como doadores de hidrogênio para limitar a oxidação de radicais livres.

Quem aqui já conhecia essas informações do OE de amendoim? Curta, comente, compartilhe com quem possa se interessar!!!

SOMOS GRATOS PELA VISITA!

Referência: Constanza, K.; Tallury, S.; Whaley, J.; Sander, T.; Dean, L. Chemical Composition of the Essential Oils from Leaves of Edible (Arachis hypogaea L.) and Perennial (Arachis glabrata Benth.) Peanut Plants. Journal of Essential Oil Bearing Plants, Vol. 18, n. 3, p. 605-612, 2015.

Disponível em: http://dx.doi.org/10.1080/0972060X.2014.961039

Texto escrito por: Jessica C. Bergmann – Aromaterapeuta, Bióloga, Professora e Criadora de Conteúdo da Apotecários da Floresta, Proprietária da #ser.elementar

#apotecariosdafloresta #aromaterapia #aromatologia #oleosessenciais #medicinanatural #plantasmedicinais

1 visualização
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • WhatsApp

contato @apotecariosdafloresta.com