Buscar

Óleo essencial de erva cidreira é antimicrobiano?


A Lippia alba Mill., é uma planta originária da América do Sul e possui uma diversidade de nomes populares como erva cidreira, falsa melissa, sálvia-brava entre outros.

Um estudo foi realizado na Embrapa com o objetivo de avaliar o potencial antimicrobiano do OE de Lippia alba e investigar o efeito dos ingredientes alimentares em sua eficácia.

O potencial antimicrobiano do óleo foi determinado pela presença ou ausência de zonas de inibição, concentração inibitória mínima (CIM) e concentração bactericida mínima (MBC) contra Escherichia coli, Listeria innocua, Listeria monocytogenes, Pseudomonas aeruginosa, Salmonella choleraesuis e Staphylococcus aureus.

O efeito dos ingredientes alimentares e o pH na eficácia antimicrobiana do óleo foram avaliados pelo monitoramento da taxa máxima de crescimento de Listeria monocytogenes no meio de cultura modelo.

Os meios de cultura incluíam amido de batata (0, 1, 5 ou 10%), extrato de carne (1, 5, 3, 6 ou 12%), óleo de girassol (0, 5 ou 10%) e caldo TSB (Tryptic soy broth – Caldo de Soja) com níveis de pH de 4, 5, 6 ou 7.

O OE mostrou eficácia em todas as concentrações (50%, 25%, 6,25%, 3%, 1,5%, 0,8%, 0,4% e 0,2%) avaliadas, contra todas as espécies bacterianas, Gram-positivas e Gram-negativo.

Proteínas e lipídios tiveram um impacto negativo na eficácia do óleo, indicando a ação protetora de ambos na espécie microbiana testada. Na concentração mais alta de amido (10%), foi detectada a menor taxa de crescimento de L. monocytogenes, indicando, portanto, um efeito positivo dos carboidratos nos efeitos do óleo.

Em relação ao pH, os estudos mostraram que a taxa de crescimento microbiano aumentou com o aumento do pH.

O OE é mais eficaz no controle de bactérias patogênicas e deteriorantes quando aplicado a alimentos ricos em amido sob pH ácido.

E você, utiliza de que maneira o óleo essencial de Erva Cidreira?

SOMOS GRATOS PELA VISITA!

Referência: Machado, T.F.; Nogueira, N.A.P.; Pereira, R.C.A.; Souza, C.T.; Batista, V.C.V. The antimicrobial efficacy of Lippia alba essential oil and its interaction with food ingredients. Brazilian Journal of Microbiology, Vol. 45, n. 2, p. 699-705, 2014.

Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1517-83822014000200045

Texto escrito por: Jessica C. Bergmann – Aromaterapeuta, Bióloga, Professora e Criadora de Conteúdo da Apotecários da Floresta, Proprietária da #ser.elementar

#apotecariosdafloresta #aromaterapia #aromatologia #oleosessenciais #medicinanatural #plantasmedicinais #herbalismo

6 visualizações
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • WhatsApp

contato @apotecariosdafloresta.com