Buscar

Óleo essencial de Gerânio é antioxidante!!!


A crescente liberação de produtos químicos no ambiente exige atenção para uma melhor compreensão de sua toxicidade nos efeitos humanos e ecotoxicológicos. A exposição ao pesticida piretróide deltametrina exerce uma ampla gama de efeitos em organismos não-alvo.

Um estudo foi realizado na Universidade de Sfax, considerada a melhor universidade da Tunísia, avaliando os efeitos benéficos do OE de gerânio (Pelargonium graveolens) como antioxidante foram avaliados em camundongos administrados por via oral à deltametrina (DL), estudando se a reprotoxicidade (nocivo ao processo reprodutivo) causada pela deltametrina pode ser efetivamente combatida com o OE e os efeitos foram comparados à vitamina E, como o medicamento de referência padrão.

Sessenta camundongos albinos machos foram divididos em seis grupos iguais:

- um grupo controle;

- um grupo de camundongos que recebeu DL (5 mg/kg);

- dois grupos foram administrados com DL após receberem OE de gerânio (67 mg/kg) ou vitamina E (Vit E) (100 mg/kg);

- dois grupos receberam apenas OE de gerânio ou Vit E.

Quando comparados ao controle, uma dose de DL 5 mg/kg/dia causou uma diminuição na contagem e viabilidade de espermatozóides e um aumento no número de morfologia anormal nos espermatozóides. Os camundongos expostos a DL mostraram um aumento significativo da peroxidação lipídica (LPP) nos testículos em comparação aos animais controle.

A administração de óleo essencial e vitamina E ao grupo DL reduziu o aparecimento de alterações histopatológicas no testículo. Os testículos do grupo controle e os animais administrados com OE e Vit E mostraram uma estrutura histológica normal.

Portanto, o OE de gerânio evitou danos oxidativos testiculares explorados pela LPP reduzida e melhorou a motilidade, viabilidade e morfologia espermática total em espermatozóides de camundongos. Esse estudo mostrou uma influência positiva do óleo essencial de gerânio no sistema reprodutor masculino animal semelhante ao de Vit E.

Os OEs sempre nos surpreendem né? Curta, comente, compartilhe!

SOMOS GRATOS PELA VISITA!

Referência: Slima, A.B.; Ali, M.B.; Barkallah, M.; Traore, A.I.; Boudawara, T.; Allouche, N.; Gdoura, R. Antioxidant properties of Pelargonium graveolens L’Her essential oil on the reproductive damage induced by deltamethrin in mice as compared to alpha-tocopherol. Lipids in Health and Disease, Vol. 12, n. 30, 2013.

Disponível em: https://doi.org/10.1186/1476-511X-12-30

Texto escrito por: Jessica C. Bergmann – Aromaterapeuta, Bióloga, Professora e Criadora de Conteúdo da Apotecários da Floresta, Proprietária da #ser.elementar

#apotecariosdafloresta #aromaterapia #aromatologia #oleosessenciais #medicinanatural #plantasmedicinais

0 visualização
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • WhatsApp

contato @apotecariosdafloresta.com