Buscar

Óleo essencial de jasmim influencia suas emoções


O óleo essencial de jasmim (Jasminum sambac (L.) Ait.) é utilizado para o tratamento de depressão severa, acalmar os nervos produzindo um sentimento de confiança, otimismo e euforia, revitalizando e restaurando energia e melhorando a memória.

No entanto, há um pequeno número de pesquisas que investigam os efeitos do OE de jasmim nas funções do sistema nervoso. Foi realizado um estudo na melhor universidade da Tailândia (Mahidol University) com o objetivo de examinar os efeitos da inalação de OE de jasmim na função do sistema nervoso central e nas respostas de humor.

Para tal, 20 voluntários saudáveis ​​participaram deste estudo. O eletroencefalograma (EEG) foi então registrado a partir de 31 eletrodos no couro cabeludo antes e após a inalação do odor. Os indivíduos também foram questionados para estimar suas respostas emocionais.

Os dados foram analisados ​​comparando duas sessões; primeiro durante o repouso e a inalação de óleo de amêndoa doce e o segundo entre a inalação de amêndoa doce e o óleo de jasmim.

Os resultados mostraram que a potência da onda beta (13-30 Hz) foi aumentada no centro anterior e na região posterior esquerda. Por um lado, as emoções positivas, incluindo a sensação de bem-estar, ativas, frescas e românticas, foram aumentadas pelo óleo de jasmim. Por outro lado, as emoções negativas, por exemplo, as sensações de sonolência foram significativamente diminuídas.

A partir desses resultados, pode-se sugerir que o OE de jasmim tem efeitos estimuladores na função do sistema nervoso. Concluiu-se que a inalação de óleo de jasmim é afetada pelas atividades das ondas cerebrais e pelos estados de humor.

Quais os efeitos do óleo de jasmim sobre você? Já experimentou utilizar em um jantar romântico?

SOMOS GRATOS PELA VISITA!

Referência: Sayowan, W.; Siripornpanich, V.; Hongratanaworakit, T.; Kotchabhakdi, N.; Ruangrungsi, N. The Effects of Jasmine Oil Inhalations on Brain Wave Activies and Emotions. Journal of Health Research, Vol. 27, n. 2, p. 72-77, 2013.

Disponível em: https://he01.tci-thaijo.org/index.php/jhealthres/article/view/85772

Texto escrito por: Jessica C. Bergmann – Aromaterapeuta, Bióloga, Professora e Criadora de Conteúdo da Apotecários da Floresta, Proprietária da #ser.elementar

#apotecariosdafloresta #aromaterapia #aromacologia #aromatologia #oleosessenciais #medicinanatural #plantasmedicinais

12 visualizações
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • WhatsApp

contato @apotecariosdafloresta.com