Buscar

ÓLEO ESSENCIAL DE PIMENTA ROSA É TÓXICA?


Foi relatado que o OE de Pimenta Rosa (S. terebinthifolius) tem efeitos antifúngicos, curativos e antialérgicos, entre outros. No Brasil, é utilizado na medicina popular para o tratamento de doenças inflamatórias e hemostáticas, além de doenças venéreas, reumatismo, diarréia, dor, gengivite e febre.

Como esta planta é amplamente utilizada para fins medicinais e a atividade mutagênica (citotóxica) foi detectada em extratos da casca do caule, além de hipersensibilidade na volatilização do óleo, foi realizado a análise do óleo essencial com o objetivo de avaliar sua toxicidade nas funções reprodutivas em ratos machos Wistar.

Um estudo analisou a composição molecular do OE de Pimenta Rosa por CG e CG-EM sendo que as moléculas α-Fencheno, limoneno, β-pineno, α-felandreno e β-isosilvestreno representam aproximadamente 80% da composição do óleo.

Foi aplicada uma dose oral de 5g/kg durante 14 dias e não foi observada sinais de toxicidade ou morte durante os dias observados. A dose letal é provável que seja em uma concentração superior a concentração testada.

No teste de toxicidade reprodutiva, não foi observada alterações na massa de órgãos reprodutivos, número e morfologia de espermatozóides, taxas de reprodução e massa corporal de ratos machos após tratamento com OE de S. terebinthifolius durante os 21 dias observados.

Você usa o OE de pimenta rosa para qual finalidade? Curta, comente, compartilhe com quem possa interessar.

SOMOS GRATOS PELA VISITA!

Referência: Affonso, C.R. et al. Effects of the Essential Oil from Fruits of Schinus terebinthifolius Raddi (Anacardiaceae) on Reproductive Functions in Male Rats. J. Braz. Chem. Soc., Vol. 23, n. 1, p. 180-185, 2012.

Disponível em: https://dx.doi.org/10.1590/S0103-50532012000100025

Texto escrito por: Jessica C. Bergmann – Aromaterapeuta, Bióloga, Professora e Criadora de Conteúdo da Apotecários da Floresta, Proprietária da #ser.elementar

#apotecariosdafloresta #aromaterapia #aromatologia #oleosessenciais #medicinanatural #plantasmedicinais

14 visualizações
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • WhatsApp

contato @apotecariosdafloresta.com