Buscar

Óleo essencial de pinheiro silvestre e câncer de mama


O câncer de mama afeta mais de 1,3 milhão de mulheres em todo o mundo a cada ano e é esponsável por cerca de 14% de mortes relacionadas ao câncer. A maioria dos carcinomas de mama diagnosticados recentemente (cerca de 70%) são receptores de estrogênio (ER) positivos.

Um estudo teve com objetivo examinar a potencial citotoxicidade do pinheiro silvestre (Pinus sylvestris L.).

Para tal, foram realizados testes de citotoxicidade do extrato de metanol e óleo essencial extraídos das folhasde pinheiro. Foi feito o ensaio de sulforhodamina B em diferentes linhagens de células de câncer humano(ER-positivo MCF-7 e ER-negativo MDA-MB-231 – câncer de mama; MKN7 – carcinoma gástrico; LNCaP – câncer de próstata).

Constatou-se que o extrato alcoólico suprime a viabilidade de várias linhas de células de câncer humano mostrando alguma seletividade para células de câncer de mama negativas para receptor de estrogênio, MDA-MB-231 (metade da concentração inibitória máxima [IC50] 35 μg / ml) em comparação com as células de câncer de mama receptor-positivas de estrogênio, MCF-7 (IC50 86 μg / ml).

O OE mostrou efeito citotóxico mais forte para as linhagens de células de câncer de mama negativas e positivas (ambas IC50 29 μg/ml) do que o extrato alcoólico (IC50 42 e 80 μg/ml, respectivamente).

Os dados deste estudo indicam que o extrato alcoólico das folhas de pinheiro silvestre e o OE apresentam algum potencial como agente quimiopreventivo ou quimioterápico para tumores mamários que não respondem ao tratamento endócrino.

Já sabia desse potencial do OE de Pinheiro Silvestre? Curta, comente, compartilhe com quem possa interessar!

SOMOS GRATOS PELA VISITA!

Referência: Hoai, N.T.; Duc, H.V.; Thao, D.T.; Orav, A.; Raal, A. Selectivity of Pinus sylvestris extract and essential oil to estrogen-insensitive breast cancer cells Pinus sylvestris against cancer cells. Pharmacognosy Magazine, vol. 11, n. 44, 2015.

Disponível em: https://doi.org/10.4103/0973-1296.166052

Texto escrito por: Jessica C. Bergmann – Aromaterapeuta, Bióloga, Professora e Criadora de Conteúdo da Apotecários da Floresta, Proprietária da @ser.elementar

#apotecariosdafloresta #aromaterapia #aromatologia #oleosessenciais #medicinanatural #plantasmedicinais

5 visualizações
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • WhatsApp

contato @apotecariosdafloresta.com