Buscar

Óleo essencial de Tea Tree combate piolhos e lêndeas!!


A infestação por piolhos é um problema social emergente em países subdesenvolvidos e desenvolvidos. Por causa do aumento da resistência ao piolho, vários compostos inseticidas usados ​​há muito tempo perderam sua eficácia, e alternativas, como óleos essenciais, foram propostas para tratar essa infestação parasitária.

Um estudo investigou a eficácia de duas substâncias naturais: óleo essencial de Tea Tree (Melaleuca alternifolia) e a molécula nerolidol (3,7,11-trimetil-1,6,10-dodecatrien-3-ol) contra piolhos e seus ovos.

Os produtos foram utilizados sozinhos e em combinação (razão 1:1 e 1:2) a partir de 8% de diluição. O efeitoin vitro de substâncias naturais em diferentes concentrações foi avaliado contra 69 piolhos (adultos e ninfas) e 187 ovos de piolho coletados de crianças em idade escolar em Chieti-Pescara (Itália Central) durante um período de 6 meses.

A mortalidade dos piolhos foi avaliada por 24 h por um microscópio estereofônico. A atividade ovicida foi monitorada por inspeções microscópicas por 15 dias.

O óleo de Tea Tree foi mais eficaz que o nerolidol contra piolhos com mortalidade de 100% aos 30 min e concentração de 1%. O nerolidol expressou uma atividade ovicida mais pronunciada, induzindo a falha de 50% dos ovos em eclodir na concentração de 1% após 4 dias; o mesmo efeito foi alcançado usando uma concentração duas vezes maior de óleo de Tea Tree.

A associação das duas substâncias nas proporções 1:1 e 1:2 combinou eficazmente seu efeito inseticida e ovicida; em particular, a proporção 1:2 (óleo de tea tree 0,5% mais nerolidol 1%) atuou produzindo a morte de todos os piolhos aos 30 minutos e o efeito abortivo dos ovos de piolho após 5 dias.

Esses resultados oferecem uma nova aplicação potencial de compostos naturais e apresentam um cenário promissor no tratamento de casos resistentes à pediculose.

Quem gostou dessa informação para tratar piolhos e lêndeas? Curta, comente, compartilhe!!

SOMOS GRATOS PELA VISITA!

Referência: Campli, E.D.; Bartolomeo, S.D.; Pizzi, P.D.; Giulio, M.D.; Grande, R.; Nostro, A.; Cellini, L. Activity of tea tree oil and nerolidol alone or in combination against Pediculus capitis (head lice) and its eggs. Parasitology research, Vol. 111, p. 1985-1992, 2012.

Disponível em: http://doi.org/10.1007/s00436-012-3045-0

Texto escrito por: Jessica C. Bergmann – Aromaterapeuta, Bióloga, Professora e Criadora de Conteúdo da Apotecários da Floresta, Proprietária da #ser.elementar

#apotecariosdafloresta #aromaterapia #aromatologia #oleosessenciais #medicinanatural #plantasmedicinais

0 visualização
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • WhatsApp

contato @apotecariosdafloresta.com