Buscar

Óleo essencial para repelir formigas e carrapatos, têm?


Você conhece o OE de Cedro da Virgínia (Juniperus virginiana, Cupressaceae)? O Cedro da Virgínia, também conhecido como Cedro Vermelho (Red Cedarwood) possui um aroma delicioso e sua madeira é extremamente nobre, resistente e muito bonita.

Uma pesquisa teve como objetivo investigar os usos potenciais do OE de Cedro contra vários artrópodes economicamente importantes como um agente de controle de pragas natural seguro, assim como avaliar a toxicidade da molécula Cedrol, um dos compostos majoritários do OE de Cedro da Virgínia.

As avaliações incluíram seu uso como repelente geral de formigas em alimentadores de beija-flores, um repelente contra formiga vermelha, Solenopsis invicta Buren, e toxicidade contra carrapatos, Ixodes scapularisSay.

As formigas em um bioensaio externo foram significativamente repelidas pela presença do OE em um poste que levava a uma solução de água açucarada. Da mesma forma, o óleo foi uma barreira repelente significativa para as formigas vermelhas (formigas de fogo – Red Fire Ant) e as impediu de chegar a fonte de alimento típica.

As ninfas de carrapatos de patas negras exibiram mortalidade dependente da dosagem quando expostas ao cedrol e na dosagem mais alta (ou seja, 6,3 mg/ml) testada, o cedrol matou 100% dos carrapatos. Esses resultados de repelência e toxicidade juntos demonstram um claro potencial para o uso de óleo essencial do Cedro da Virgínia como um agente de controle de pragas.

Não é incrível a estratégia de sobrevivência que uma planta precisa desenvolver pra viver milhares de anos em uma floresta? Conta pra gente como utiliza essa lindeza de óleo essencial?

SOMOS GRATOS PELA VISITA!

Referência: Eller, F.J; Meer, R.K.V.; Behle, R.W.; Flor-Weiler, L.B.; Palmquist, D.E. Bioactivity of Cedarwood Oil and Cedrol Against Arthropod Pests. Chemical Ecology, vol. 43, n.3, p. 762-766, 2014.

Disponível em: http://dx.doi.org/10.1603/EN13270

Texto escrito por: Jessica C. Bergmann – Aromaterapeuta, Bióloga, Professora e Criadora de Conteúdo da Apotecários da Floresta, Proprietária da @ser.elementar

#apotecariosdafloresta #aromaterapia #aromatologia #oleosessenciais #medicinanatural #plantasmedicinais

7 visualizações
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • WhatsApp

contato @apotecariosdafloresta.com