Buscar

Óleos essenciais de Lavanda e Hortelã-pimenta ajudam na qualidade do sono em pacientes com câncer!


Um dos problemas dos pacientes com câncer é o distúrbio do sono.

Um estudo foi realizado na Kermanshah University of Medical Sciences (Irã) e publicado esse ano no qual comparou o efeito da inação de OE de lavanda (Lavandula angustifólia) e hortelã-pimenta (Mentha piperita) na qualidade do sono de pacientes com câncer.

Foram realizados testes com 120 pacientes alocados aleatoriamente em três grupos sendo um recebendo OE de lavanda, outro de OE de hortelã-pimenta e um grupo controle sem OE.

Os grupos de intervenção receberam três gotas do óleo essencial por 7 dias. No grupo controle, foi utilizada água destilada aromática. Foi utilizado o Inventário de Qualidade do Sono de Pittsburgh (PSQI). Antes da intervenção, não foi observada diferença significativa entre os resultados médios do PSQI de três grupos, enquanto a diferença foi estatisticamente significante após a intervenção.

O OE de lavanda possui como componentes principais o linalol e o acetato de linalila, estudados como sendo componentes sedativos, antinociceptivos (reduz a capacidade de sentir dor) e efeitos antiespamolíticos devido a estímulos causados no sistema parassimpático.

O OE de hortelã-pimenta tem como composto majoritário o mentol estudado por bloquear os sinais de dor. Além disso, já foi observado que este OE afeta o hipotálamo, estimulando as vias olfativas e diminuindo o hormônio liberador de corticotropina, que reduz a secreção de cortisol da glândula adrenal, reduzindo assim a ansiedade.

Os resultados médios do PSQI foram menores significando uma maior ação dos OE nos grupos de lavanda e hortelã-pimenta do que no grupo controle. A aromaterapia pode melhorar a qualidade do sono de pacientes com câncer. Para confirmar os achados, mais estudos devem ser realizados.

SOMOS GRATOS PELA VISITA!

Referência: Hamzeh, S. et al. Effects of Aromatherapy with Lavender and Peppermint Essential Oils on the Sleep Quality of Cancer Patients: A Randomized Controlled Trial. Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine. 2020.

Disponível em: https://doi.org/10.1155/2020/7480204

Texto escrito por: Jessica C. Bergmann – Aromaterapeuta, Bióloga, Professora e Criadora de Conteúdo da Apotecários da Floresta, Proprietária da #ser.elementar

#apotecariosdafloresta #aromaterapia #aromatologia #oleosessenciais #medicinanatural #plantasmedicinais #herbalismo

0 visualização
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • WhatsApp

contato @apotecariosdafloresta.com