Buscar

Óleos Essenciais podem te ajudar na sua saúde bucal!!!!


Bactérias cariogênicas (que contribuem para a formação de cárie) e bactérias periodontopáticas estão presentes na placa dental como biofilmes (comunidades biológicas).

Foi realizado um estudo1, em uma revista de alto impacto, no qual se investigou os efeitos antibacterianos de óleos essenciais nas seguintes bactérias orais: Porphyromonas gingivalis, Actinobacillus actinomycetemcomitans, Fusobacterium nucleatum, Streptococcus mutans e Streptococcus mutinus.

Foram testados os óleos essenciais de manuka (Leptospermum scoparium), óleo de tea tree (Melaleuca alternifólia), óleo de eucalipto (Eucalyptus radiata), óleo de lavandula (Lavandula officinalis) e óleo de romarinus (Rosmarinus officinalis) e determinamos sua concentração inibitória mínima e concentração bactericida mínima.

Os óleos essenciais inibiram o crescimento das bactérias testadas, sendo o óleo de manuka o mais eficaz. Os valores mínimos de concentração bactericida mostraram que o óleo de lavandula atua bacteriostaticamente (inibem a proliferação) e os demais óleos bactericidamente (destroem as bactérias).

As cepas bacterianas periodontopáticas testadas foram completamente mortas por exposição por 30 segundos a 0,2% de óleo de manuka, óleo de tea tree ou óleo de eucalipto. O óleo de tea tree e o óleo de manuka apresentaram atividade inibidora significativa da adesão contra P. gingivalis.

Todos os óleos essenciais testados inibiram a adesão de S. mutans. Este estudo mostrou que, entre os óleos essenciais testados, o óleo de manuka e o óleo de tea tree, em particular, apresentaram forte atividade antibacteriana contra bactérias periodontopáticas e cariogênicas.

Do ponto de vista da segurança, também foi examinado os efeitos desses óleos essenciais nas células endoteliais da veia umbilical humana em cultura e descobriu-se que, em uma concentração de 0,2%, eles tinham pouco efeito nas células cultivadas.

Olha aí uma boa receita pra fazer um enxague bucal depois de escovar os dentes!! Em 100 mL de água (mais ou menos metade de um copo de requeijão), pingue 4 gotas do óleo essencial de manuka ou tea tree ou eucalipto (ou então, pingue 2 gotas de dois dos óleos essenciais) e bocheche após a escovação!!!

E você, já utiliza esses óleos essenciais com o propósito de melhorar sua saúde bucal? Conta pra gente 

SOMOS GRATOS PELA VISITA!

Referência: Takarada, K.; Kimizuka, R.; Takahashi, N. Honma, K.; Okuda K.; Kato, T. A comparison of the antibacterial efficacies of essential oils against oral pathogens. Oral Microbiology Immunology. Vol. 19, p.61-64, 2004.

Disponível em: https://doi.org/10.1046/j.0902-0055.2003.00111.x

Texto escrito por: Jessica C. Bergmann – Aromaterapeuta, Bióloga, Professora e Criadora de Conteúdo da Apotecários da Floresta, Proprietária da #ser.elementar

#apotecariosdafloresta #aromaterapia #aromatologia #oleosessenciais #medicinanatural #plantasmedicinais #herbalismo

4 visualizações