Óleos Essenciais repelem aranhas?

Aranhas!!! Estes seres incríveis da natureza que volta e meia resolvem visitar nossa casinha em busca de alimentos ou mesmo de um aconchego. É uma intimidade que nem todos gostam de ter, sendo trauma de muitas pessoas.
Muitos sites de internet anunciam diferentes métodos para fazer o controle dessa praga, inclusive utilizando alguns óleos essenciais. Um estudo foi realizado testando a eficácia de três óleos que são anunciados como eficientes para repelir as aranhas da casa, uma vez que as aranhas respondem a uma variedade de químicos voláteis.
Foram testados os óleos essenciais de hortelã-pimenta (Mentha x piperita), limão (Citrus x limon) e castanha-portuguesa (Castanea sativa) em três espécies de aranha fêmea, uma da família Theridiidae, conhecida como viúva marrom (Latrodectus geometricus); a Steatoda grossa (falsa viúva grande), da mesma família e Araneus diadematus, a aranha de jardim.
O óleo de castanha-portuguesa e o óleo de hortelã-pimenta repeliram fortemente a L. geometrus e A. diadematus, sendo que a S. grossa foi menos sensível a estes óleos, porém teve uma tendência em evitar o óleo de castanha-portuguesa.
O óleo essencial de limão, a substância que mais aparece como opção para ser utilizado como repelente (mais de 1.000.000 de respostas quando procurado no Google), não teve efeito em nenhuma dessas aranhas.
Concluiu-se que os voláteis liberados pelo óleo de hortelã-pimenta e castanhas podem ser eficazes para impedir o estabelecimento de aranhas em duas famílias diferentes de aranhas, mas o óleo de limão como repelente é um mito.
O óleo essencial de Hortelã-pimenta possui como componentes majoritários o Mentol e a Mentona, já o óleo essencial de Limão (casca) é rico em Limonene e Beta-pineno. Já a Castanha-portuguesa é rica em ácidos graxos linoleico e oleico.
Alguém utiliza outro óleo essencial para repelir aranhas e já comprovou sua eficiência? Conta aqui pra gente!!! Cuidado com as informações dadas por sites na internet. Na dúvida, vá atrás de artigos científicos.
SOMOS GRATOS PELA VISITA!
Referência: Fischer, A.; Ayasse, M.; Andrade, M.C.B. Natural compounds as Spider Repellents: Fact or Myth? Jounal of Economic Entomology, vol. 111, n. 1, p. 314-318, 2018.
Disponível em: https://doi.org/10.1093/jee.tox339
Texto escrito por: Jessica C. Bergmann da @ser.elementar em parceria com @apotecariosdafloresta.
#apotecariosdafloresta #aromaterapia #aromatologia #oleosessenciais #medicinanatural #plantasmedicinais