Buscar

Óleos essenciais tratam doenças neurológicas?


Os óleos essenciais e seus constituintes apresentam diferentes atividades farmacológicas, como efeitos antinociceptivos (reduz a capacidade de sentir dor), ansiolíticos e anticonvulsivantes.

Estudos recentes mostram que os óleos essenciais estão emergindo como uma fonte promissora para a modulação do sistema GABAérgico (neurotransmissor inibitório do sistema nervoso) e dos canais de íons sódio (participam no potencial de ação dos neurônios).

Uma revisão de literatura realizada por pesquisadores da Howard University College of Medicine dos Estados Unidos foi publicada na qual resume as propriedades farmacológicas dos óleos essenciais e seus constituintes direcionados ao sistema GABAérgico e aos canais de sódio, e suas propriedades antinociceptivas, ansiolíticas e anticonvulsivantes.

As moléculas de monoterpenos e sesquiterpenos são as mais encontradas em óleos essenciais e sua ação farmacológica vem sendo cada vez mais estudada. Como exemplo, temos a molécula (S)-Limonene (presente nos OE de cítricos) que tem ação anti-estresse através da atuação no sistema GABAérgico.

Outro exemplo temos a molécula metileugenol (presente no OE de Alfavaca) que já foi estudada como sendo anti-convulsionante, antinociceptiva e com atividade anestésica. Essa molécula é agonista (se liga a um receptor e ativa uma resposta biológica) de receptores GABAA. O estudo foi realizado em células de cultura neurais do hipocampo em laboratório.

A molécula estragol (presente nos OEs de manjericão, erva-doce, anis-estrelado) já foi estudado pela sua atividade ansiolítica e atividades antimicrobianas. Acredita-se que ela inibe a excitabilidade neuronal através do bloqueio de canais de sódio.

Quer saber mais sobre a atividade das moléculas no organismo? Salve este post, baixe a referência e compartilhe seus estudos!

SOMOS GRATOS PELA VISITA!

Referência: Wang, Z.; Heinbockel, T. Essential Oils and Their Constituents Targeting the GABAergic System and Sodium Channels as Treatment of Neurological Diseases. Molecules. Vol. 23, n.1061, 2018.

Disponível em: https://doi.org/10.3390/molecules23051061

Texto escrito por: Jessica C. Bergmann – Aromaterapeuta, Bióloga, Professora e Criadora de Conteúdo da Apotecários da Floresta, Proprietária da #ser.elementar

#apotecariosdafloresta #aromaterapia #aromatologia #oleosessenciais #medicinanatural #plantasmedicinais #herbalismo

0 visualização
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • WhatsApp

contato @apotecariosdafloresta.com