Buscar

Óleos essenciais x distúrbios hormonais


Essa semana, uma notícia no site do Conselho Federal de Farmácia, sugere que se descontinue a utilização de produtos contendo OE caso haja suspeita de ser uma possível causa de ginecomastia pré-púbere.

Equívocos semelhantes são causados devido a estudos como o de Henley et al. 2007 no qual relata 3 casos de ginecomastia (aumento do tecido mamário masculino) em adolescentes devido a alterações hormonais ocasionadas pela utilização de cosméticos contendo em sua composição OE de Lavanda e Tea Tree.

Neste estudo foram realizados ensaios com células in vitro para evidenciar atividade estrogênica e antiandrogênica na concentração de 0,005% (v/v) dos OE de lavanda e tea tree. O estudo relata retrocesso da ginecomastia após interrupção do uso dos produtos (sabonete, shampoo, um bálsamo de aplicação tópica e um cosmético para a pele).

Alguns pontos devem ser levados em consideração:

- o trabalho não fornece a composição e concentração dos OEs e dos cosméticos;

- não foi realizado exame patológico para identificar se houve outros fatores como alimentares ou ambientais para desencadear o distúrbio;

- ensaios in vitro podem dar resultados falso positivos, uma vez que os plásticos utilizados nestes testes contém compostos xenoestrogênicos (disruptores endócrinos).

Renomados pesquisadores da Aromaterapia como Robert Tisserand, Laszlo e a National Association for Holistic Aromatherapy explicaram detalhadamente, o porque NÃO podemos concluir as atividades estrogênicas destes OEs.

Já havia escutado falar sobre esses estudos? Quer aprender mais sobre a composição dos óleos essenciais e suas atividades? As inscrições para o próximo curso de formação em Aromaterapia Online estão abertas! Venha estudar e aprender com a gente!

SOMOS GRATOS PELA VISITA!

Referência.: Carson, C.F.; Larkman, T.; Tisserand, R. Lack of evident that essential oils affect puberty. Reproductive Toxicology, vol. 44, p. 50-51, 2014.

Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.reprotox.2013.03.2012

Texto escrito por: Jessica C. Bergmann – Aromaterapeuta, Bióloga, Professora e Criadora de Conteúdo da Apotecários da Floresta, Proprietária da @ser.elementar

#apotecariosdafloresta #aromaterapia #aromatologia #oleosessenciais #medicinanatural #plantasmedicinais

4 visualizações
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • WhatsApp

contato @apotecariosdafloresta.com