Buscar

10 incríveis propriedades da Mirra (e formas de usar)



A Mirra é mais comumente conhecida como um dos presentes (juntamente com ouro e olíbano) que os reis magos deram a Jesus. De fato, a palavra Mirra é mencionada 152 vezes, na Bíblia! Não por menos: desde a antiguidade ela é estudada e utilizada como um remédio natural.

Na verdade, ao longo da história, a Mirra foi utilizada como perfume, ingrediente para embalsamamento, especiaria culinária (fortemente amarga), tratamento para rinite, antisséptico para feridas e por aí vai.

Ainda hoje a Mirra é aplicada contra uma série de males. Pesquisas recentes revelaram sua atividade antioxidante, sua eficácia no combate a infecções parasitárias e seu potencial como tratamento para alguns tipos de câncer, por exemplo.

Mas o que é a Mirra?

Mirra é o nome dado à resina produzida pela árvore Commiphora Myrrha, comum no Oriente Médio. Rica em terpenos e sesquiterpenos, que possuem atividade anti-inflamatória e antioxidante, além de produzirem um efeito calmante no hipotálamo, a Mirra tem sido investigada por seu potencial terapêutico, anticâncer, antibacteriano etc.

Abaixo uma listagem com alguns dos benefícios do uso da Mirra:

1. Potencial antioxidante

Um estudo no Jornal do Alimento e Toxicologia Química, de 2010, demonstrou a capacidade da Mirra de proteger o fígado, dada sua altíssima atividade antioxidante.

2. Potencial anticâncer

Um estudo de 2011 demonstrou que a Mirra pode reduzir a proliferação ou replicação de células humanas cancerosas. Oito diferentes tipos de câncer, especificamente de origem ginecológica foram inibidos. Mais estudos são necessários para determinar como exatamente utilizar a Mirra para tratamentos oncológicos, todavia esta pesquisa se mostrou promissora. Outros estudos demonstraram, ainda, efetividade do óleo essencial de Mirra contra câncer de pele.

3. Efetividade contra bactérias e fungos

Historicamente, a Mirra tem sido usada para tratar feridas, acne, irritações da pele e para prevenir infecções. Ela alivia inflamações causadas por gengivite, sendo uma ótima opção como ingrediente de cremes para cuidados bucais.

4. Atividade antiparasitária

Existe um medicamento feito com Mirra para tratar fasciolíase, doença provocada pelo parasita Fasciola hepatica e, por vezes, também pelo Fasciola gigantica. Tal medicamento reduz os sintomas da infecção provocada pela doença.

5. Saúde da pele

A Mirra ajuda a manter a pele saudável! Ela previne rugas e é excelente para peles rachadas. Desde o Egito Antigo a Mirra é adicionada a misturas especiais pelo seu efeito antiaging.

6. Relaxamento