Buscar

Artemisia vulgaris brasileira. você conhece esse óleo essencial?


O gênero Artemisia está entre os gêneros mais amplamente distribuídos e maiores da família Asteraceae, contendo cerca de 500 táxons. Muitas espécies crescem no norte da África, América do Norte e Central e Eurásia.


A Artemisia vulgaris Linn., comumente conhecida como artemísia-comum, artemisia-verdadeira, losna-brava é uma planta medicinal perene e é amplamente usada para tratar dispepsia, dores reumáticas, febres, diarréia, infestações por vermes, vômitos, constipação, cólicas, cólicas, histeria, flatulência, problemas menstruais, distensão, epilepsia, para promover a circulação e como sedativo.


Um estudo realizado na Universidade Federal de Maranhão, analisou o óleo essencial das folhas de Artemisia vulgaris L. cultivadas no Brasil.


Foi investigado sua composição química e atividades biológicas, incluindo antibacteriano, antifúngico e anti-helmíntico. Os constituintes dos óleos essenciais isolados por hidro-destilação foram examinados por GC-MS e um total de 18 componentes foram identificados.

O óleo essencial foi dominado por sesquiterpenos oxigenados (44,4%), hidrocarbonetos sesquiterpenos (33,3%) e monoterpenos oxigenados (16,6%). Cariofileno (37,45%), germacreno D (16,17%) e humuleno (13,66%) foram os principais componentes.


Os óleos essenciais de A. vulgaris apresentaram propriedades bactericidas e fungicidas contra Staphylococcus aureus e Candida albicans, respectivamente. A atividade anti-helmíntica contra Haemonchus contortus estava ausente neste óleo essencial.


A composição molecular do óleo essencial de Artemísia pode variar muito dependo da região geográfica no qual é cultivado, aspectos ambientais em que a planta é exposta e tipo de destilação que é realizado. Por exemplo, o óleo essencial da Turquia, contém uma quantidade grande da cetona tujona, sendo essa molécula um espamolítico potente, sendo necessário muito cuidado em sua utilização.


Já conheciam a artemisia brasileira? Utilizam essa plantinha mágica de alguma maneira? Conta pra gente!!!

SOMOS GRATOS PELA VISITA!

Referência: Malik, S.; de Mesquita, L.S.S.; Silva, C.R.; de Mesquita, J.W.C.; Rocha, E.S.; Bose, J.; Abiri, R.; Fiqueiredo, P.M.S.; Costa-Júnior, L.M. Chemical profile and biological activities of essencial oil from Artemisia vulgaris L. cultivated in Brazil. Pharmaceuticals, vol. 12, n. 49, 2019.

Disponível em: https://doi.org/10.3390/ph12020049

Texto escrito por: Jessica C. Bergmann – Aromaterapeuta, Bióloga, Professora e Criadora de Conteúdo da Apotecários da Floresta, Proprietária da @ser.elementar

#apotecariosdafloresta #aromaterapia #aromatologia #oleosessenciais #medicinanatural #plantasmedicinais

14 visualizações
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • WhatsApp

contato @apotecariosdafloresta.com