Buscar

Ativação de receptor olfativo inibe proliferação de células cancerígenas da próstata


Como já mencionado em postagens anteriores, os receptores olfativos (ROs) estão presentes em diversos tecidos no nosso organismo e suas funções potenciais nestes tecidos estão começando a serem estudadas.

Foi realizada uma pesquisa na Ruhr-University Bochum, Alemanha, publicada em uma revista de alto impacto (ver referência) a caracterização fisiológica do RO51E2, também denominado Receptor Acoplado à Proteína G Específico da Próstata (em inglês: Prostate-Specific G-Protein-Coupled Receptor, PSGR), devido à sua regulação positiva em relação ao câncer de próstata. 

Foi identificado que os derivados da androstenona (feromônio esteroide testicular) se ligam ao RO51E2, e que este também pode ser ativado com a molécula beta-ionona (presente, por exemplo, em OEs de espécies de rosas).

A ativação do RO51E2 nas células do câncer de próstata pelos ligantes (parágrafo anterior) identificados evocou um aumento intracelular de Ca2++.

A exposição à beta-ionona resultou na ativação de membros da família MAP Quinase (subfamília de proteínas-quinases específicas que respondem a estímulos extracelulares e regulam atividades celulares como expressão gênica, mitose etc.) e na inibição da proliferação celular. 

OU SEJA, esses dados dão suporte à hipótese de que, como a sinalização do RO51E2 pode reduzir o crescimento de células de câncer de próstata, ligantes de receptores específicos (no caso, androstenona e beta-ionona) podem, portanto, ser candidatos potenciais ao tratamento de câncer de próstata!

Não é incrível o que a ciências é capaz de descobrir?!

Marque @ alguém que possa se beneficiar com esta informação. Curta, compartilhe e guarde para reler depois!

SOMOS GRATOS PELA VISITA!

1Referência: Neuhaus, E.M.; Zhang, W.; Gelis, L.; Deng, Y.; Noldus, J.; Hatt, H. Activation of an olfactory receptor inhibits proliferation of prostate cancer cells. The Journal of Biological Chemistry. Vol. 284, n.24, p.16218-16225, 2009.

Disponível em: https://doi.org/10.1074/jbc.M109.012096

Texto escrito por: Jessica C. Bergmann – Aromaterapeuta, Bióloga, Criadora de Conteúdo da Apotecários da Floresta. 

#apotecariosdafloresta #aromaterapia #aromatologia #oleosessenciais #medicinanatural #plantasmedicinais #herbalismo 

19 visualizações
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • WhatsApp

contato @apotecariosdafloresta.com