Buscar

Ativação de receptores olfativos podem tratar câncer de cólon


A análise e a caracterização funcional dos receptores olfativos humanos (ROs) expressos ectopicamente estão se tornando cada vez mais importantes, pois muitas ORs foram identificadas em diversos tecidos saudáveis ​​e cancerígenos.

Já foi estudado que algumas ROs ectópicas, como a OR51E2 são reguladoras de tumores, onde são mais expressas em células de câncer de próspata e fracamente expressa em células normais da próstata. Com isso conclui-se que a ativação de algumas ROs influencia o crescimento e progressão das células cancerígenas.

Um estudo foi realizado utilizando análises de RNA-Seq e RT-PCR para identificação de ROs. Identificou-se a OR51B4 altamente expresso em nas células HCT116 de câncer de cólon e conseguiu-se identificar um odorante que se liga e diminui a atividade de proliferação celular, migração e apoptose (morte celular programada).

O odorante é chamado Troenan (5-methyl-2-pentan-2yl-5propyl-1,3-dioxane) que possui um aroma floral. Já foram estudados alguns odorantes, como terpenos, por exemplo o linalol que é capaz de mediar os efeitos de anti-proliferação em células de melanoma, porém ainda não foi possível reconhecer o mecanismo responsável por estes efeitos.

Este estudo enfatiza a importância do estudo das ROs expressas ectopicamente, podendo se tornar uma via de tratamento para várias doenças. Os resultados fornecem a base para tratamentos alternativos do câncer colorretal.

Quem diria que receptores olfativos podem se tornar importantes aliados em tratamentos de câncer!!! E você, o que achou dessas informações? Quer mais detalhe sobre essa pesquisa? Acesse o link do trabalho completo no blog.

SOMOS GRATOS PELA VISITA!!!

Referência: Weber, L.; Al-Refae, K.; Ebbert, J.; Jagers, P.; Altmuller, J.; Becker, C.; Hahn, S.; Gisselmann, G.; Hatt, H. Activation of odorant receptor in colorectal cancer cells leads to inhibition of cell proliferation and apoptosis. Plos One, Vol. 8, n.12, 2017.

Disponível em: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0172491.

Texto escrito por: Jessica C. Bergmann – Aromaterapeuta, Bióloga, Professora e Criadora de Conteúdo da Apotecários da Floresta, Proprietária da #ser.elementar

#apotecariosdafloresta #aromaterapia #aromatologia #oleosessenciais #medicinanatural #plantasmedicinais #herbalismo

0 visualização
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • WhatsApp

contato @apotecariosdafloresta.com