Buscar

Atividade antifúngica do óleo essencial de mostarda preta


Sementes de mostarda são membros da família Cruciferaceae ou Brassicaceae. Três espécies de sementes de mostarda têm valor comercial: sementes pretas (Brassica nigra), brancas ou amarelas (Brassica alba) e marrons (Brassica juncea).

Foi realizado um estudo onde o OE da mostarda preta (B. nigra) foi caracterizado e sua atividade antimicrobiana quantificada, quando aplicada por contato direto no meio líquido ou por exposição na fase de vapor, contra o crescimento de Aspergillus niger, Aspergillus ochraceus ou Penicillium citrinum.

O isotiocianato de alilo foi identificado como o principal componente do OE com uma concentração de 378,35 mg/ml. Quando o OE foi aplicado por contato direto no meio líquido, a concentração inibitória mínima (CIM) que inibiu o crescimento de A. ochraceus e P. citrinum foi de 2 ul/ml, enquanto que para A. niger, o CIM de B. nigra foi de 4 ul/ml.

A exposição dos fungos ao OE na fase de vapor mostrou que 41,1 uL de OE por litro de ar atrasaram o crescimento de P. citrinum e A. niger por 10 dias, enquanto o crescimento de A. ochraceus foi atrasado por 20 dias.

A exposição a concentrações > 47 uL de OE por litro de ar inibiu o crescimento dos bolores testados por 30 dias, e eles não foram capazes de se recuperar após incubação adicional em um ambiente livre de OE (efeito fungicida).

O CIM de mostarda foi eficaz contra os fungos avaliados, inibindo seu crescimento por 30 dias em um produto do tipo pão, quando exposto ao vapor do OE, demonstrando sua atividade antifúngica.

Que aqui gosta de mostarda preta? Pode ser uma boa ideia acrescentá-lo na receita de pães caseiros. Curta, comente, compartilhe com os amigos!

SOMOS GRATOS PELA VISITA!

Referência: Mejía-Garibay, B.; Palou, E.; López-malo, A. Composition, diffusion, and antifungal activity of black mustard (Brassica nigra) essential oil when applied by direct addition or vapor phase contact. Journal of Food Protection, Vol. 78, n. 4, p. 843-848, 2015.

Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-50532012000100025

Texto escrito por: Jessica C. Bergmann – Aromaterapeuta, Bióloga, Professora e Criadora de Conteúdo da Apotecários da Floresta, Proprietária da #ser.elementar

#apotecariosdafloresta #aromaterapia #aromatologia #oleosessenciais #medicinanatural #plantasmedicinais

16 visualizações
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • WhatsApp

contato @apotecariosdafloresta.com