Buscar

Cânfora melhora funções cerebrais e trata pressão baixa!


A baixa pressão arterial geralmente vem acompanhada de diferentes sintomas como fadiga, atenção reduzida, tristeza intensa, desmaio, tonturas, dor de cabeça, palpitações, dificuldade na retenção de memória a curto prazo e extremidades frias, o que interfere diretamente na qualidade de vida da pessoa.

Um estudo1 foi realizado para testar o extrato canforado de Crataegus conhecido no Brasil popularmente como Espinheiro Branco e comercialmente como KorodinÒ, para estudar a associação entre hipotensão e baixo desempenho cognitivo. 

Foram realizados dois estudos com 40 e 48 mulheres hipotensas com duplo-cego controlado por placebo. Após receber a medicação ou o placebo, as participantes foram apresentadas com diferentes tarefas para avaliar o desempenho na atenção e cognição. A pressão sanguínea foi medida diversas vezes durante o experimento. 

E acredite!!!! No intervalo de 2 a 5 minutos já era possível observar o efeito positivo na pressão arterial e desempenho cognitivo, efeito esse atribuído à concentração da molécula cânfora (2,5%) nesse extrato.

A associação positiva entre o aumento da pressão arterial e o aprimoramento cognitivo sugere que a pressão arterial desempenha um papel causal nos déficits cognitivos da hipotensão.

Conhece alguém que pode se beneficiar com essas informações? Marque @ essa pessoa nos comentários e salve o artigo para ler depois!

1Referência: Schandry, R.; Duschek, S. The effect of Camphor – Crataegus berry extract combination on blood pressure and mental functions in chronic hypotension – A randomized placebo controlled double blind design.Phytomedicine. V.15, p. 914-922, 2008.

Texto escrito por: Jessica C. Bergmann – Aromaterapeuta, Bióloga, Criadora de Conteúdo da Apotecários da Floresta. 

#apotecariosdafloresta #aromaterapia #aromatologia #oleosessenciais #medicinanatural #plantasmedicinais #herbalismo

10 visualizações