Buscar

Cítricos, podem sim ajudar em estados depressivos!!!


A fragrância cítrica pode restaurar a imunossupressão induzida pelo estresse, sugerindo que ter um efeito na restauração do equilíbrio homeostático (equilíbrio do organismo). Como se pensa que uma desregulação da função neuroendócrina e imunológica está associada a distúrbios psicossomáticos ou psiquiátricos, foi realizado um estudo1 em uma tentativa de restaurar a saúde mental por estimulação do sistema olfativo.

A fragrância cítrica (composta de O.E. de limão, laranja, bergamota e composto cis-4-hexenol), foi aplicada a pacientes depressivos através de volatilização controlada. A aplicação foi diária durante 4 a 11 semanas, dependendo do tempo que o tratamento com a fragrância foi necessário para que fosse observada uma remissão no quadro depressivo.

Dos 12 indivíduos do grupo, 9 pararam de tomar remédios antidepressivos durante o experimento. Três indivíduos não aceitaram parar de tomar o medicamento, sendo que um recebeu metade da dose, um recebeu 1/3 da dose depois da primeira semana e um recebeu ¼ da dose da medicação após a segunda semana.

O tratamento com fragrância cítrica normalizou os níveis hormonais neuroendócrinos e a função imune. Esses resultados indicaram que as doses de antidepressivos necessárias para o tratamento da depressão poderiam ser reduzidas com um tratamento em paralelo com uma fragrância cítrica.

ATENÇÃO: É necessário o cuidado para interpretar essa pesquisa, uma vez que a quantidade de pessoas estudadas foi extremamente baixa. Não se recomenda em hipótese alguma a auto-medicação com óleo essencial em substituição ao remédio anti-depressivo sem conhecimento de um médico especialista.

Alguém já fez um blend de cítricos para diminuir níveis de estresse? Compartilhe com a gente sua receita e experiência!!!

SOMOS GRATOS PELA VISITA!

1Referência: Komori, T. et al. Effects of Citrus Fragrance on Immune Function and Depressive States. Neuroimmunomodulation. Vol. 2, n.2 p.174-180, 1995.

Disponível em: https://doi.org/10.1159/000096889

Texto escrito por: Jessica C. Bergmann – Aromaterapeuta, Bióloga, Criadora de Conteúdo da Apotecários da Floresta. 

#apotecariosdafloresta #aromaterapia #aromatologia #oleosessenciais #medicinanatural #plantasmedicinais #herbalismo

23 visualizações
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • WhatsApp

contato @apotecariosdafloresta.com