Cítricos, podem sim ajudar em estados depressivos!!!

A fragrância cítrica pode restaurar a imunossupressão induzida pelo estresse, sugerindo que ter um efeito na restauração do equilíbrio homeostático (equilíbrio do organismo). Como se pensa que uma desregulação da função neuroendócrina e imunológica está associada a distúrbios psicossomáticos ou psiquiátricos, foi realizado um estudo1 em uma tentativa de restaurar a saúde mental por estimulação do sistema olfativo.
A fragrância cítrica (composta de O.E. de limão, laranja, bergamota e composto cis-4-hexenol), foi aplicada a pacientes depressivos através de volatilização controlada. A aplicação foi diária durante 4 a 11 semanas, dependendo do tempo que o tratamento com a fragrância foi necessário para que fosse observada uma remissão no quadro depressivo.
Dos 12 indivíduos do grupo, 9 pararam de tomar remédios antidepressivos durante o experimento. Três indivíduos não aceitaram parar de tomar o medicamento, sendo que um recebeu metade da dose, um recebeu 1/3 da dose depois da primeira semana e um recebeu ¼ da dose da medicação após a segunda semana.
O tratamento com fragrância cítrica normalizou os níveis hormonais neuroendócrinos e a função imune. Esses resultados indicaram que as doses de antidepressivos necessárias para o tratamento da depressão poderiam ser reduzidas com um tratamento em paralelo com uma fragrância cítrica.
ATENÇÃO: É necessário o cuidado para interpretar essa pesquisa, uma vez que a quantidade de pessoas estudadas foi extremamente baixa. Não se recomenda em hipótese alguma a auto-medicação com óleo essencial em substituição ao remédio anti-depressivo sem conhecimento de um médico especialista.
Alguém já fez um blend de cítricos para diminuir níveis de estresse? Compartilhe com a gente sua receita e experiência!!!
SOMOS GRATOS PELA VISITA!
1Referência: Komori, T. et al. Effects of Citrus Fragrance on Immune Function and Depressive States. Neuroimmunomodulation. Vol. 2, n.2 p.174-180, 1995.
Disponível em: https://doi.org/10.1159/000096889
Texto escrito por: Jessica C. Bergmann – Aromaterapeuta, Bióloga, Criadora de Conteúdo da Apotecários da Floresta.
#apotecariosdafloresta #aromaterapia #aromatologia #oleosessenciais #medicinanatural #plantasmedicinais #herbalismo