Buscar

Laranja Amarga, a sua nova melhor amiga! (bônus +32 artigos científicos)



APENAS TENTE. A laranja amarga, fruto da Citrus aurantium, que é uma árvore pra lá de generosa (e poderosa) é um ansiolítico de grande qualidade e seguro para difusão aérea.


Quer mais alguns excelentes motivos para incluir esse OE na sua lista pessoal? Então lá vai:


O óleo essencial da casca do fruto da laranja amarga é rico em (+)-limoneno, mirceno e linalol. Estas moléculas são bastante conhecidas pela ciência. Veja essa pequena lista com alguns dos efeitos comprovados dos OEs dessa planta:


· possui atividade antitumoral,

· é ansiolítico*,

· melhora o sono,

· melhora o humor,

· trata cólicas e câimbras,

· é antimicrobiano,

· é gastroprotetivo,

· trata desordens digestivas,

· é um ótimo anti-inflamatório,

· é anticonvulsivante,

· ótimo antidepressivo,

· trata bronquite crônica e outras afecções das vias aéreas (sendo ativo inclusive contra pneumonia de origem bacteriana),

· é estimulante sexual,

· melhora a memória,

· trata obesidade,

· trata problemas cardíacos,

· trata epilepsia,

· é antioxidante, e

· produz um efeito imunoestimulante significativo, com uma influência sobre a quantidade de glóbulos brancos e produção de anticorpos pelo baço e medula espinhal.


De onde tiramos isso? Nos comentários tem uma listinha com 32 artigos científicos para você conferir e avaliar essas informações. Essa é uma das plantas mais estudadas do mundo!


A laranjeira é maravilhosa! Ela produz diferentes variedades de componentes voláteis: das flores, podemos colher o OE néroli; da casca dos frutos, extraímos o OE laranja amarga; das folhas, obtemos o OE petitgrain. Todos são excelentes ansiolíticos.


Uma difusão aérea desse óleo essencial por 20 minutos pode mudar o clima do seu dia!


*Para você ter ideia do poder desse OE, dentre os artigos da lista que vamos deixar nos comentários, dois papers brasileiros (da UFPB) avaliaram: 1 - o efeito ansiolítico do OE de laranja amarga em usuários de crack; 2 – o efeito ansiolítico do OE de laranja amarga em pacientes com leucemia mieloide crônica...



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:


A High-throughput Quantitative Expression Analysis of Cancer-related Genes in Human HepG2 Cells in Response to Limonene, a Potential Anticancer Agent. Current Cancer Drug Targets (2018) 18: 807. https://doi.org/10.2174/1568009617666171114144236