Buscar

Cuidado ao utilizar óleo essencial em animais de estimação!


O óleo de Tea Tree é proveniente da árvore australiana Melaleuca alternifolia. Esse óleo essencial possui diferentes aplicações, sendo que na indústria cosmética, é recomendada que o óleo não seja utilizada em uma concentração maior que 1% devido a oxidação de alguns componentes presentes no óleo.

O Tea Tree já foi estudado para o tratamento de piolhos e lêndeas e tem sido levantado como possível opção de tratamento natural para pulgas em animais de estimação ou no tratamento de dermatite crônica e prurido. Embora não se espere que produtos contendo baixas concentrações de óleo de Tea Tree sejam um problema em animais de estimação, o uso de óleo diretamente na pele dos animais é potencialmente muito sério e nunca deve ser usado.

A exposição pode causar ataxia, salivação, letargia, coma e tremor. A exposição dérmica ao óleo de Tea Treetambém pode resultar em dermatite, pois o óleo é irritante para a pele. Mesmo algumas gotas de óleo aplicado por via cutânea podem causar sinais clínicos e mortes ocorreram em animais de estimação tratados com óleo puro.

Alguns estudos demonstram que cremes com uma concentração de 10% do óleo de Tea Tree para tratar cães com dermatite crônica e prurido foram eficazes quando aplicados duas vezes ao dia durante 20 dias. Porém, ainda assim, deve-se tomar muito cuidado na utilização de óleos essenciais nos animais.

Vale lembrar aqui que “natural” não significa “seguro”. Quer utilizar óleos essenciais para tratar seus animais de estimação? Procure aromaterapeutas e veterinários especializados nessa abordagem. O metabolismo dos nossos queridos animais de estimação é diferente dos nossos!

Lembrando que as inscrições para o curso de formação da Apotecários da Floresta estão abertas!!!

SOMOS GRATOS PELA VISITA!

Referência: Bates, N. Tea tree oil exposure in cats and dogs. The veterinary nurse, vol. 9, n. 9, 2019.

Disponível em: https://doi.org/10.12968/vetn.2018.9.9.474

Texto escrito por: Jessica C. Bergmann – Aromaterapeuta, Bióloga, Professora e Criadora de Conteúdo da Apotecários da Floresta, Proprietária da @ser.elementar

#apotecariosdafloresta #aromaterapia #aromatologia #oleosessenciais #medicinanatural #plantasmedicinais

4 visualizações
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • WhatsApp

contato @apotecariosdafloresta.com