Buscar

D-Limoneno: A molécula dos cítricos


A molécula D-limoneno (1-metil-4-isopropil-ciclohexene) é um dos terpenos mais comuns na natureza. É um monoterpeno cíclico encontrado em diversos óleos essenciais cítricos como laranja, limão, mandarina, lima, grapefruit, entre outras. Está listado no Código de Regulamentações Federais como GRAS (Geralmente Reconhecido como Seguro) e é utilizado como aromatizante de alimentos como suco de frutas, refrigerantes, sorvetes e pudins.

O D-limoneno é considerado como tendo toxicidade bastante baixa. Foi testado quanto à carcinogenicidade em camundongos e ratos. Embora os resultados iniciais tenham mostrado que o d-limoneno aumentou a incidência de tumores tubulares renais em ratos machos, ratos fêmeas e camundongos em ambos os sexos, não houve evidência de qualquer tumor.

Estudos subsequentes determinaram como esses tumores ocorrem e estabeleceram que o d-limoneno não apresenta risco mutagênico, carcinogênico ou nefrotóxico para humanos. Em humanos, o d-limoneno demonstrou baixa toxicidade após dosagem única e repetida por até um ano.

Sendo um excelente solvente do colesterol, o d-limoneno tem sido usado clinicamente para dissolver cálculos biliares contendo colesterol. Devido ao seu efeito neutralizante do ácido gástrico e ao suporte do peristaltismo normal, também tem sido usado para o alívio da azia.

O D-limoneno tem atividade quimiopreventiva bem estabelecida contra muitos tipos de câncer. A moléculainduz enzimas metabolizadoras de carcinógenos de fase I e II (citocromo p450), responsável por metabolizarcarcinógenos em formas menos tóxicas. As evidências de um ensaio clínico de fase I mostram uma resposta parcial em uma paciente com câncer de mama e doença estável por mais de seis meses em três pacientes com câncer colorretal.

Já conhecia todos esses benefícios dessa molécula?

SOMOS GRATOS PELA VISITA!

Referência: Sun, J. D-limonene: Safety and Clinical Applications. Alternative Medicine Review, vol. 12, n. 3, 2007.

Disponível em: http://archive.foundationalmedicinereview.com/publications/12/3/259.pdf

Texto escrito por: Jessica C. Bergmann – Aromaterapeuta, Bióloga, Professora e Criadora de Conteúdo da Apotecários da Floresta, Proprietária da @ser.elementar

#apotecariosdafloresta #aromaterapia #aromatologia #oleosessenciais #medicinanatural #plantasmedicinais

5 visualizações
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • WhatsApp

contato @apotecariosdafloresta.com