Buscar

Estabilidade molecular do OE de vetiver de diferentes países


O Vetiver zizanoides (L.) Nash, é uma grama perene, robusta, rizomatosa, com colmos de até 2 metros de altura. É uma espécie nativa da Índia, sendo introduzida em diversos países tropicais. A planta é cultivada por suas raízes aromáticas, fonte de um óleo essencial que conhecemos como “vetiver”.

Um trabalho foi realizado em uma universidade da França, onde foi estudada a composição química do óleo essencial de Vetiver de nove países: Brasil, China, Haiti, Índia, Java, Madagascar, México, Reunião e Salvador.

As análises foram realizadas usando GC/MS, e cerca de 110 constituintes foram identificados em óleos, principalmente sesquiterpenos.

Os constituintes característicos foram Cedreno (10,0-12,4%), β-vetispireno (1,6-4,5%), khusimol (3,4-13,7%), vetiselinenol (1,3- 7,8%) e α-vetivona (2,5- 6,3%).

Não foram observadas diferenças significativas comparando a composição de nove origens geográficas. O agrupamento hierárquico e a análise de componentes principais (PCA) dos dados de composição das amostras de óleo confirmam a homogeneidade relativa de V. zizanioides pelo conteúdo dos constituintes principais (khusimol, β-vetiveneno e β-vetispireno).

O Vetiver é uma planta ecológica que evita a erosão do solo e reabilita terras poluídas metalíferas. O seu óleo essencial é muito utilizado na perfumaria, além de ser estudado como medicamento uma vez que pode suprimir as respostas inflamatórias dos macrófagos (diminuindo inflamações). Também possui atividades antioxidantes e calmantes.

Quem aqui também é amante do aroma do vetiver? Não é interessante saber que o OE quase não possui geotipia?

SOMOS GRATOS PELA VISITA!

Referência: Champagnat, P.; Figueredo G.; Chalchat J.; Carnat, A.; Bessière, J. A Study on the composition of comercial vetiveria zizanioides oils from different geographical origins. Journal of Essential Oil Research, v. 18, p.416-422, 2006.

Disponível em: http://dx.doi.org/10.1080/10412905.2006.9699129

Texto escrito por: Jessica C. Bergmann – Aromaterapeuta, Bióloga, Professora e Criadora de Conteúdo da Apotecários da Floresta, Proprietária da @ser.elementar

#apotecariosdafloresta #aromaterapia #aromatologia #oleosessenciais #medicinanatural #plantasmedicinais

0 visualização
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • WhatsApp

contato @apotecariosdafloresta.com