Buscar

Geraniol, Linalol e Citronela: qual é mais eficiente contra pernilongos?


O composto químico N,N-dietil-3-metilbenzamida (DEET) é um dos mais utilizados em repelentes de insetos atualmente disponíveis, no entanto, houve relatos de casos de toxicidade de DEET sendo crescente ointeresse do consumidor por repelentes alternativos naturais.

Um estudo foi realizado para determinar o grau de proteção pessoal fornecido pelas moléculas citronela, linalol e geraniol na forma de velas ou difusores disponíveis comercialmente.

Nas condições uniformes dos experimentos, todas as substâncias repeliram significativamente mais pernilongos do que o controle desprotegido. Além disso, os repelentes testados foram mais ativos quando na forma de um difusor de liberação contínua do que na forma de vela.

Todas as velas continham 88 g contendo 5% do ingrediente ativo e todos os difusores continham 20g do ingrediente ativo 100%. Em ambientes internos, a taxa de repelência das velas de citronela foi de apenas 14%, enquanto a taxa de repelência dos difusores de citronela foi de 68%. A repelência das velas geraniol foi de 50%, enquanto os difusores forneceram uma taxa de repelência de 97%.

Nenhuma vela contendo linalol estava disponível para estudo, mas os difusores de linalol repeliram os pernilongos em 93%.

Ao ar livre, difusores de citronela colocados a 6 m de armadilhas para pernilongos repeliram pernilongos fêmeas em 22%, linalol repeliu fêmeas em 58% e geraniol repeliu fêmeas em 75%. As capturas de armadilhas foram significativamente reduzidas novamente quando os difusores foram colocados a 3 m das armadilhas.

Concluiu-se que o geraniol teve significativamente mais atividade repelente do que a citronela ou linalol em ambientes internos e externos.

Dentre os óleos essenciais que contém maior quantidade de geraniol, o OE de Palmarosa possui de 74.5-81% dessa molécula em sua composição.

Quem diria que a famosa citronela não seria o mais indicado no combate dos pernilongos! Gostou dessa informação? Curta, comente, compartilhe!

SOMOS GRATOS PELA VISITA!

Referência: Muller, G.C.; Junnila, A.; Butler, J.; Kravchenko, V.; Revay, E.E.; Weiss, R.W.; Schlein, Y. Efficacy of the botanical repellents geraniol, linalool, and citronella against mosquitoes. Journal of Vector Ecology, vol. 34, n.1, 2009.

Disponível em: https://doi.org/10.1111/j.1948-7134.2009.00002.x

Texto escrito por: Jessica C. Bergmann – Aromaterapeuta, Bióloga, Professora e Criadora de Conteúdo da Apotecários da Floresta, Proprietária da @ser.elementar

#apotecariosdafloresta #aromaterapia #aromatologia #oleosessenciais #medicinanatural #plantasmedicinais

5 visualizações
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • WhatsApp

contato @apotecariosdafloresta.com