Buscar

Importância dos metabolitos orgânicos voláteis no solo


A dinâmica dos microrganismos do solo tem implicações importantes para a resposta dos ecossistemas do subsolo às perturbações. Indicadores tradicionais, como métodos funcionais, comunitários, de atividade e via de carbono e nutrientes, têm sido utilizados para caracterizar processos microbianos do solo e função ecológica; no entanto, muitos desses indicadores não têm a capacidade de medir mudanças em grandes escalas espaço-temporais em ambientes de solo.

Uma pesquisa foi realizada e introduz a análise de metabólitos do composto orgânico volátil do solo (COV) como indicadores não destrutivos da atividade microbiana subterrânea e da composição da comunidade em função de diversos fatores ambientais.

Os COV foram caracterizados por cromatografia gasosa e espectrometria de massa (GC-MS), relacionados à evolução do CO2 como medida da atividade microbiana. Para calcular a estrutura da comunidade microbiana dos solos, foram calculados os perfis fisiológicos no nível da comunidade e éster metílico de ácido graxo.

Os resultados identificaram 72 metabólitos de COV produzidos a partir do solo, onde foram observadas diferenças significativas (ρ <0,05) nas quantidades estimadas e tipos de compostos produzidos entre os tratamentos.

As medições temporais indicaram similaridade entre a produção de COV e a evolução de CO2, onde foram detectadas quantidades maiores ao longo do tempo. Os resultados sugerem que há promessas para o uso de COVs produzidos naturalmente como possíveis indicadores dos ecossistemas microbianos do solo, devido a grandes dinâmicas espaço-temporais e perturbações ambientais.

Já conhecia essa função dos compostos orgânicos voláteis? Curta, comente, compartilhe!!

SOMOS GRATOS PELA VISITA!

Referência: McNeal, K.S.; Herbert, B.E. Volatile Organic Metabolites as Indicator of Soil Microbial Activity and Community Compostion Shifts. Soil Sci. Soc. Am. J., Vol. 73, n.2, p. 579-588, 2009.

Disponível em: https://doi.org/10.2136/sssaj2007.0245

Texto escrito por: Jessica C. Bergmann – Aromaterapeuta, Bióloga, Professora e Criadora de Conteúdo da Apotecários da Floresta, Proprietária da #ser.elementar

#apotecariosdafloresta #aromaterapia #aromatologia #oleosessenciais #medicinanatural #plantasmedicinais

0 visualização
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • WhatsApp

contato @apotecariosdafloresta.com