Buscar

Inalação do OE de limão na redução de náusea e vômito na gravidez


Náuseas e vômitos na gravidez estão entre as queixas mais comuns que afetam as condições físicas e mentais das mulheres grávidas. Devido à crescente tendência das mulheres a usar medicamentos à base de plantas durante a gravidez, o efeito da aromaterapia por inalação de OE de limão (Citrus lemon) na náusea e vômito da gravidez foi investigado neste estudo.

Um estudo foi realizado com um ensaio clínico randomizado, no qual 100 mulheres grávidas com náusea e vômito, com critérios de elegibilidade, foram divididas aleatoriamente em grupos de intervenção e controle com base no método de amostragem em blocos de quatro e seis aleatórios.

O grupo placebo recebeu óleo de amêndoas doce e o grupo que recebeu o OE de limão receberam 10 mL do óleo. A aplicação deveria ocorrer quando houvesse náusea e ocorreu aplicando duas gotas do OE em um algodão e mantendo a 3 cm do nariz seguida de três respirações profundas pelo nariz. Se necessários, podia-se repetir a aplicação depois de 5 minutos.

A intensidade de náusea e vômito foi investigada 24 horas antes e durante os quatro dias de tratamento por meio do questionário PUQE-24.

Houve diferença estatisticamente significante entre os dois grupos nos escores médios de náusea e vômito no segundo e quarto dias (P = 0,017 e P = 0,039, respectivamente). As médias de intensidade de náusea e vômito no segundo e quarto dias no grupo de intervenção foram significativamente menores que no grupo controle.

Além disso, na comparação intragrupo a média de náusea e vômito nos cinco intervalos mostrou uma diferença estatisticamente significante em cada grupo (P <0,001 e P = 0,049, respectivamente).

O aroma de limão pode ser eficaz na redução de náuseas e vômitos da gravidez.

ATENÇÃO: A POSTAGEM É MERAMENTE INFORMATIVA E EM NENHUMA HIPÓTESE SUGERE-SE QUE SE UTILIZE ÓLEOS ESSENCIAIS SEM O ACOMPANHAMENTO DE UM AROMATERAPEUTA QUALIFICADO.

SOMOS GRATOS PELA VISITA!

Referência: Kia, P.Y.; Safajou, F.; Shahnazi, M.; Nazemiyeh, H. The effect of lemon inhalation aromatherapy on Nausea and Vomiting of Pregnancy: a double-blinded, randomized, controlled clinical trial. Iran Red Crescent Medical Journal, Vol. 16, n. 3, 2014.

Disponível em: https://doi.org/10.5812/ircmj.14360

Texto escrito por: Jessica C. Bergmann – Aromaterapeuta, Bióloga, Professora e Criadora de Conteúdo da Apotecários da Floresta, Proprietária da #ser.elementar

#apotecariosdafloresta #aromaterapia #aromatologia #oleosessenciais #medicinanatural #plantasmedicinais

28 visualizações
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • WhatsApp

contato @apotecariosdafloresta.com