Buscar

Moléculas Presentes na Resina do Breu Branco Tratam Diabetes e Colesterol Alto


Um estudo1 investigou os efeitos das moléculas α, β-amirina, uma mistura pentacíclica de triterpeno da resina de Protium heptaphyllum (Breu Branco) no nível de açúcar no sangue e no perfil lipídico em camundongos.

Os efeitos foram testados em camundongos diabéticos normais, induzidos por estreptozotocina (agente tóxico para células produtoras de insulina, o que resultaria em uma diabete induzida) e em camundongos alimentados com uma dieta rica em gordura (HFD).

Os triterpenos pentacíclicos em geral exercem efeitos benéficos nos distúrbios metabólicos.

Os camundongos que tiveram a diabete induzida com estreptozotocina foram tratados com α, β-amirina (10, 30 e 100 mg/kg) ou glibenclamida (10 mg/kg) (medicamento ao tratamento de diabéticos não insulino-dependente) e tiveram uma redução significativa no aumento da glicose no sangue (BG), colesterol total (CT) e triglicerídeos séricos (TGs).

Ao contrário da glibenclamida que mostrou reduções significativas em BG, TC e TGs em camundongos com quantidade normais de açúcar no sangue, a α, β-amirina não diminuiu os níveis normais de açúcar no sangue, mas a 100 mg/kg, manifestou um efeito hipolipidêmico (baixa concentração de glicose no sangue).

Além disso, a α-β-amina reduziu efetivamente os níveis elevados de glicose no plasma durante o teste oral de tolerância à glicose. Em camundongos tratados oralmente com α, β-amirina (10, 30 e 100 mg/kg) ou fenofibrato (200 mg/kg) (medicamento utilizado no tratamento de colesterol elevado), o aumento associado a HFD nos CTs e TGs séricos foi significativamente menor.

O efeito hipocolesterolêmico da α, β-amina apareceu mais proeminente a 100 mg/kg, com reduções significativas no colesterol VLDL e LDL e elevação do colesterol HDL. Além disso, o índice aterogênico foi significativamente reduzido pela α, β-amirina.

Esses achados refletem os potenciais efeitos anti-hiperglicêmicos e hipolipidêmicos da mistura de α, β-amirina e sugerem que poderia ser um composto principal para o desenvolvimento de medicamentos eficazes no diabetes e na aterosclerose.

Achou interessante? Curta, siga, compartilhe, salve para ler depois!

SOMOS GRATOS PELA VISITA!

Texto escrito por: Jessica C. Bergmann – Aromaterapeuta, Bióloga, Criadora de Conteúdo da Apotecários da Floresta. 

1Referência: Santos, F.A.; et.al. Antihyperglicemic and hypolipidemic effects of a, b-amyrin, a triterpenoid mixture from Protium heptaphyllum in mice. Lipids in Health and Disease, Vol.11, n.98, 2012.

Disponível em: https://doi.org/10.1186/1476-511X-11-98

#apotecariosdafloresta #aromaterapia #aromatologia #oleosessenciais #medicinanatural #plantasmedicinais #herbalismo

4 visualizações
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • WhatsApp

contato @apotecariosdafloresta.com