O Óleo Essencial de Bergamota pode te ajudar a relaxar

Já é de conhecimento que o óleo essencial de Bergamota (Citrus bergamia) é utilizado na aromaterapia contra o estresse psicológico e a ansiedade.
Uma pesquisa foi realizada com a finalidade de obter as primeiras evidências clínicas desses efeitos psicológicos e fisiológicos além de alcançar uma compreensão fundamental dos processos farmacológicos relevantes.
Para tal, foram estudados os efeitos endocrinológicos, fisiológicos e psicológicos da inalação do vapor do O.E. de Bergamota em 41 mulheres saudáveis.
As voluntárias foram expostas a 3 situações por 15 minutos cada:
- Repouso (R);
- Repouso + vapor de água (RVA);
- Repouso + vapor de água + O.E. Bergamota (RVAB)
Após cada instalação, as amostras de saliva foram coletadas e as voluntárias descansaram por 10 min. Os valores da frequência cardíaca (FC) (um indicador da atividade do sistema nervoso parassimpático) foram calculados a partir dos valores de variabilidade da frequência medidos durante os 15 minutos do experimento e durante os 10 minutos subsequentes de descanso.
Posteriormente, elas completaram o Perfil dos Estados de Humor, o Inventário de Ansiedade de Características de Estado e a Lista de Verificação Automática de Fadiga.
Ao comparar os valores de FC da configuração da RVAB durante os 10 minutos de descanso após o experimento com os da RVA foi significativamente aumentado indicando um aumento na função do sistema nervoso parassimpático (responsável por estimular ações que permitem ao organismo responder a situações de calma).
Os níveis de cortisol salivar (CS) nas amostras de saliva foram analisados usando ELISA. Os níveis de CS já foram estudados como indicador de estresse, onde os níveis diminuem em estado de relaxamento.
Como resultado, viram que o nível de cortisol salivar nas três condições foram significantemente diferentes, sendo que o valor de CS de RVAB foi significativamente menor quando comparado à configuração de R.
Também foi relatado que emoções negativas e fadiga também melhoraram no grupo q inalou o óleo essencial
Esses resultados demonstram que o óleo essencial de Bergamota quando inalado junto com o vapor de água exerce efeitos psicológicos e fisiológicos em um tempo relativamente curto, podendo ser utilizado como uma forma simples de redução de estresse.
SOMOS GRATOS PELA VISITA!
1Referência: Watanabe, E.; Kuchta, K.; Kimura, M.; Rauwald, H.W.; Kamei, T.; Imanishi, J. Effects of Bergamot (Citrus bergamia (Risso) Wright & Arn.) Essential Oil Aromatherapy on Mood States, Parasympathetic Nervous System Activity, and Salivary Cortisol Levels in 41 Health Females. Complementary Medicine Research, Vol. 22, p. 43-49, 2015.
Disponível em: https://doi.org/10.1159/000380989
Texto escrito por: Jessica C. Bergmann – Aromaterapeuta, Bióloga, Criadora de Conteúdo da Apotecários da Floresta.
#apotecariosdafloresta #aromaterapia #aromatologia #oleosessenciais #medicinanatural #plantasmedicinais #herbalismo