Buscar

O Óleo Essencial de Bergamota pode te ajudar a relaxar




Já é de conhecimento que o óleo essencial de Bergamota (Citrus bergamia) é utilizado na aromaterapia contra o estresse psicológico e a ansiedade.

Uma pesquisa foi realizada com a finalidade de obter as primeiras evidências clínicas desses efeitos psicológicos e fisiológicos além de alcançar uma compreensão fundamental dos processos farmacológicos relevantes.

Para tal, foram estudados os efeitos endocrinológicos, fisiológicos e psicológicos da inalação do vapor do O.E. de Bergamota em 41 mulheres saudáveis.

As voluntárias foram expostas a 3 situações por 15 minutos cada:

- Repouso (R);

- Repouso + vapor de água (RVA);

- Repouso + vapor de água + O.E. Bergamota (RVAB)

Após cada instalação, as amostras de saliva foram coletadas e as voluntárias descansaram por 10 min. Os valores da frequência cardíaca (FC) (um indicador da atividade do sistema nervoso parassimpático) foram calculados a partir dos valores de variabilidade da frequência medidos durante os 15 minutos do experimento e durante os 10 minutos subsequentes de descanso.

Posteriormente, elas completaram o Perfil dos Estados de Humor, o Inventário de Ansiedade de Características de Estado e a Lista de Verificação Automática de Fadiga.

Ao comparar os valores de FC da configuração da RVAB durante os 10 minutos de descanso após o experimento com os da RVA foi significativamente aumentado indicando um aumento na função do sistema nervoso parassimpático (responsável por estimular ações que permitem ao organismo responder a situações de calma).

Os níveis de cortisol salivar (CS) nas amostras de saliva foram analisados ​​usando ELISA. Os níveis de CS já foram estudados como indicador de estresse, onde os níveis diminuem em estado de relaxamento.

Como resultado, viram que o nível de cortisol salivar nas três condições foram significantemente diferentes, sendo que o valor de CS de RVAB foi significativamente menor quando comparado à configuração de R.

Também foi relatado que emoções negativas e fadiga também melhoraram no grupo q inalou o óleo essencial

Esses resultados demonstram que o óleo essencial de Bergamota quando inalado junto com o vapor de água exerce efeitos psicológicos e fisiológicos em um tempo relativamente curto, podendo ser utilizado como uma forma simples de redução de estresse.

SOMOS GRATOS PELA VISITA!

1Referência: Watanabe, E.; Kuchta, K.; Kimura, M.; Rauwald, H.W.; Kamei, T.; Imanishi, J. Effects of Bergamot (Citrus bergamia (Risso) Wright & Arn.) Essential Oil Aromatherapy on Mood States, Parasympathetic Nervous System Activity, and Salivary Cortisol Levels in 41 Health Females. Complementary Medicine Research, Vol. 22, p. 43-49, 2015.

Disponível em: https://doi.org/10.1159/000380989

Texto escrito por: Jessica C. Bergmann – Aromaterapeuta, Bióloga, Criadora de Conteúdo da Apotecários da Floresta. 

#apotecariosdafloresta #aromaterapia #aromatologia #oleosessenciais #medicinanatural #plantasmedicinais #herbalismo 

29 visualizações
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • WhatsApp

contato @apotecariosdafloresta.com