Buscar

O.E. de Manuka pode ser utilizado para tratar herpes?


Uma das principais infecções virais em humanos é provocada pelo vírus da Herpes Simplex (HSV), podendo ter duas formas: o HSV-1 e HSV-2. O HSV-1 causa lesões na epiderme, podendo ocorrer ao redor da boca, nos olhos e nariz, e mucosa genital externa enquanto a HSV-2 lesiona a genital (também conhecida como herpes genital).

Um estudo1 testou o óleo essencial de Manuka (Leptospermum scoparium) em células renais de macaco infectadas com os dois tipos de HSV.

Para determinar o modo de ação antiviral do óleo essencial, o óleo de manuka foi adicionado em diferentes momentos às células ou vírus durante e antes do ciclo de infecção.

Ambos os tipos de HSV foram significativamente inibidos quando os VÍRUS foram tratados com óleo de manuka 1h antes da infecção celular. Na concentração de 0.003%, o OE reduziu em 99,5% e 98,9% o HSV-1 e HSV-2, respectivamente. Essa inibição não foi observada quando a CÉLULA foi tratada antes de ser infectada com o vírus.

Durante o processo de adsorção do vírus na célula, o vírus HSV-1 foi inibido em 40,5% e o HSV-2 inibido 54,2% pelo óleo de manuka, provavelmente agindo dificultando o vírus a entrar na célula hospedeira, porém a ação exata do OE de Manuka sobre o vírus ainda necessita ser estudada.

Após a infecção do vírus, apenas o HSV-1 foi reduzida significantemente (41%).

A molécula flavesone e leptospermona presentes no óleo de manuka, foram estudadas individualmente e obtiveram resultados muito semelhantes ao do óleo essencial.

Um outro óleo essencial que já foi muito estudado para tratar a herpes labial recorrente é o de Melaleuca alternifólia (Tea Tree) que pertence a mesma família do óleo essencial de Manuka (Myrtaceae).

Este estudo mostrou que o óleo essencial de manuka consegue agir eficientemente matando o vírus antes da infecção celular ocorrer. Porém após a infecção, existem outros óleos essenciais como o óleo essencial de Tea Tree e Orégano que já se mostraram muito mais eficientes.

Conhece alguém que já utilizou óleo essencial para tratar herpes? Marque esta pessoa @ para que ela possa nos contar de sua experiência!

1Referência: Reichling, J.; Koch, C.; Stahl-Biskup, E.; Sojka, C.; Schnitzler, P. Virucidal Activity of a B-Triketone-Rich Essential Oil of Leptospermum scoparium (Manuka Oil) Against HSV-1 and HSV-2 in Cell Culture. Planta Medica. Vol.71, p. 1123-1127, 2014.

Texto escrito por: Jessica C. Bergmann – Aromaterapeuta, Bióloga, Criadora de Conteúdo da Apotecários da Floresta.

#apotecariosdafloresta #aromaterapia #aromatologia #oleosessenciais #medicinanatural #plantasmedicinais #herbalismo

11 visualizações
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • WhatsApp

contato @apotecariosdafloresta.com