Buscar

O olíbano pode ser um aliado na osteoartrite


A osteoartrite (OA) é uma doença articular degenerativa incapacitante relacionada à idade em todo o mundo, frequentemente associada à inflamação crônica, caracterizada por dor nas articulações, diminuição da mobilidade e impacto negativo na qualidade de vida. OA do joelho é a forma mais comum de artrite e tem uma alta taxa de prevalência em comparação com outros tipos de OA.

Um trabalho científico realizou um ensaio duplo-cego controlado por placebo em humanos para avaliar a segurança e eficácia de uma suplementação oral padronizada de Boswellin®, um novo extrato de Boswellia serrata (BSE) contendo ácido 3-acetil-11-ceto-β-bóswico (AKBBA) com ácido β-boswélico (BBA).

Um total de 48 pacientes com osteoartrite (OA) do joelho randomizados e alocados para intervenção nos grupos BSE e placebo. Os pacientes receberam BSE ou placebo por um período de 120 dias.

Os resultados do ensaio revelaram que o tratamento com BSE melhorou significativamente a função física dos pacientes, reduzindo a dor e a rigidez em comparação com o placebo. Avaliações radiográficas mostraram melhora da lacuna da articulação do joelho e redução de osteófitos (esporão), confirmando a eficácia do tratamento da BSE.

A BSE também reduziu significativamente os níveis séricos de proteína C reativa altamente sensível, um marcador inflamatório potencial associado à OA do joelho.

Os resultados fornecem evidências de que os constituintes biologicamente ativos da BSE, a saber, AKBBA e BBA, agem sinergicamente para exercer a atividade antiinflamatória/antiartrítica, mostrando melhora na capacidade física e funcional e reduzindo a dor e rigidez.

E você, de que maneira utiliza o óleo essencial de Olíbano?

SOMOS GRATOS PELA VISITA

Referência: Majeed, M.; Majeed, S.; Narayanan, N.; Nagabhushanam K. A pilot, randomized, double-blind, placebo-controlled trial to assess the safety and efficacy of a novel Bolwellia serrata extract in the management of osteoarthritis of the knee. Phytotherapy Research, vol. 33, p. 1457-1468, 2019.

Disponível em: http://doi.org/10.1002/ptr.6338

Texto escrito por: Jessica C. Bergmann – Aromaterapeuta, Bióloga, Professora e Criadora de Conteúdo da Apotecários da Floresta, Proprietária da @ser.elementar

#apotecariosdafloresta #aromaterapia #aromatologia #oleosessenciais #medicinanatural #plantasmedicinais

10 visualizações
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • WhatsApp

contato @apotecariosdafloresta.com