Buscar

OE de Capim-limão no controle de pragas


O inseto predador, Podisus nigrispinus Dallas (Heteroptera: pentatomidae) pode controlar espécies de pragas de lepidópteros e coleópteros que atacam culturas agrícolas e plantações florestais nas Américas. Esse inseto é criado em laboratório e liberado em programas de controle biológico nas culturas de algodão, soja e tomate.

A busca por inseticidas mais seguros para a saúde humana e o meio ambiente resultou no desenvolvimento de compostos específicos para pragas que são seletivos para organismos não-alvo. Os insetos predadores têm uma tolerância em relação aos óleos essenciais, o que enfatiza a importância do potencial sucesso desses inimigos naturais em programas de manejo integrado de pestes.

Um estudo realizado analisou a toxicidade do OE de capim-limão (Cymbopogon citratus) e seus constituintes para o P. nigrispinus. Os principais constituintes do óleo essencial de capim-limão são neral (31,5%), citral (26,1%) e acetato de geranil (2,27%).

Seis concentrações de óleo essencial de capim-limão (8.1, 16.2, 31.2, 62.5, 125 e 250 ug/inseto-1) e de seus constituintes de citral e acetato de geranil foram aplicadas ao tórax de ninfas e adultos de P. nigrispinus.

O comportamento do caminhar e respiratório das ninfas de P. nigrispinus, foram analisados ​​com vídeo e respirômetro. A toxicidade do OE de capim-limão aumentou das ninfas de P. nigrispinus do primeiro ao quinto estágio de desenvolvimento.

As ninfas expostas ao OE de capim-limão e seus constituintes nas superfícies tratadas apresentaram irritabilidade ou foram repelidas. Os adultos de Podisus nigrispinus foram tolerantes ao OE de capim-limão e seus constituintes, acetato de geranil e citral.

A atividade respiratória alterada com acetato de geranil e o fato de serem irritados e repelidos pelo citral sugerem cautela quanto ao uso do óleo essencial de capim-limão e seus constituintes no manejo integrado de pragas que incorporam esse predador, a fim de evitar diminuir sua eficiência contra o pragas.

Já utilizou o OE de Capim-limão para controlar pragas? Conta pra gente!!!

SOMOS GRATOS PELA VISITA!

Referência: Brugger, B.P.; Martínez, L.C.; Plata-Rueda, A.; Castro, B.M.C.; Soares, M.A.; Wilcken, C.F.; Carvalho, A.G.; Serrão, J.E.; Zanuncio, J.C. Bioactivity of the Cymbopogon citratus (Poaceae) essential oil and its terpenoid constituents on the predatory bug, Podisus nigrispinus (Heteroptera: Pentatomidae). Scientific Reports, Vol. 9, n. 8358, 2019.

Disponível em: https://doi.org/10.1038/s41598-019-44709-y


Texto escrito por: Jessica C. Bergmann – Aromaterapeuta, Bióloga, Professora e Criadora de Conteúdo da Apotecários da Floresta, Proprietária da @ser.elementar

#apotecariosdafloresta #aromaterapia #aromatologia #oleosessenciais #medicinanatural #plantasmedicinais

0 visualização
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • WhatsApp

contato @apotecariosdafloresta.com