Buscar

OEs de eucalipto, timo e aroeira-salso, o que eles têm em comum?


Aspergillus sp. e Fusarium sp. são as espécies de fungos mais comuns capazes de produzir micotoxinas, como aflatoxinas e fumonisinas, em alimentos e rações.

Um estudo avaliou os óleos essenciais de eucalipto (Eucalyptus globulus L.), timo (Thymus capitatus L.), aroeira-salso (Schinus molle L.) quanto à sua eficácia no controle do crescimento de Aspergillus parasiticus e Fusarium moniliforme e sua capacidade de produzir micotoxinas.

O IC50 (metade da concentração inibitória) foi utilizado para avaliar a cinética de germinação de esporos e a produção de micotoxinas. Além disso, a viabilidade dos esporos também foi avaliada.

Todos os OEs afetaram o crescimento de ambas as espécies. Após 96 h de incubação, o OE de timo nas concentrações de 1000 e 2500 μL L–1 inibiu totalmente o crescimento de F. moniliforme e A. parasiticus, respectivamente. O OEs de eucalipto e timo reduziram significativamente a germinação de esporos de A. parasiticus.

A inibição da germinação de esporos de F. moniliforme foi de 84,6, 34,0 e 30,6% quando expostos a EO de eucalipto, aroeira-salso e timo, respectivamente. Os OEs de timo e eucalipto reduziram a produção de aflatoxina (4%) e fumonisina (31%), respectivamente.

A viabilidade dos esporos foi afetada quando a concentração de óleos aumentou, sendo o timo o OE que reduziu a proliferação de ambos os fungos. Esses achados sugerem que esses OEs afetam o desenvolvimento de F. moniliforme e A. parasiticus e a produção de micotoxinas.

Já utilizaram estes OEs como fungicidas? Conta aqui pra gente!!

SOMOS GRATOS PELA VISITA!

Referência: López-meneses, A.K.; Plascencia-jatomea, M.; Lizardi-mendoza, J.; Rosas-burgos, E.C.; Luque-alcaraz, A.G.; Cortez-rocha, M.O. Antifungal and antimycotoxigenic activity of essential oils from Eucalyptus globulus, Thymus capitatus and Schinus molle. Food Sci. Technol, Vol. 45, n. 4, p. 664-671, 2015.

Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1678-475X.6732

Texto escrito por: Jessica C. Bergmann – Aromaterapeuta, Bióloga, Professora e Criadora de Conteúdo da Apotecários da Floresta, Proprietária da #ser.elementar

#apotecariosdafloresta #aromaterapia #aromatologia #oleosessenciais #medicinanatural #plantasmedicinais

0 visualização
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • WhatsApp

contato @apotecariosdafloresta.com