Buscar

Perfume - A História de um Assassino


Perfume - A História de um Assassino

Dando início à série de textos #apotecáriosnocinema, trazemos aqui um dos filmes mais fascinantes e necessários para as pessoas apaixonadas pelos aromas e o sentido do olfato: “Perfume – A História de um Assassino” (“The Story of a Murderer”), de Tom Tykwer, 2006.

Baseado no livro de mesmo nome, escrito por Patrick Süskind, a história se passa na França do século XVIII e gira em torno de Jean-Baptiste Grenouille. Nascido e abandonado em um mercado de peixes, Jean-Baptiste sempre teve um contato muito próximo com os aromas, mais tarde descobrindo que seu olfato era extraordinariamente desenvolvido, com capacidade de diferenciar os mais diversos odores ao seu redor, mesmo à distância. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Essa habilidade surpreendente o fez se interessar em conhecer todos os odores existentes, o que trouxe oportunidades como a de tornar-se aprendiz do perfumista Giuseppe Baldini e estudar as diferentes formas de extração dos óleos essenciais das plantas aromáticas. Ele aprende, por exemplo, a extrair o óleo essencial de rosas por destilação (nesse trecho, é incrível ver a imensa quantidade de pétalas de rosas necessárias para se extrair uma diminuta quantidade de OE final). Em Grasse, uma das cidades de referência para a Perfumaria e Aromaterapia desde aquela época, Jean-Baptiste também aprende um método de extração de OEs conhecido como Enfleurage, especialmente para extrair o óleo essencial de flores mais delicadas, usando gordura e solventes.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Além de mostrar alguns métodos de extração dos óleos essenciais, outro ponto curioso sobre a história do filme é que ela retrata a influência dos aromas e do poder do olfato no comportamento humano; e mostra bastante sobre o florescimento e expansão da Perfumaria na França e sua relação estreita com o uso terapêutico dos óleos essenciais (que só veio a ser chamado de Aromaterapia quase dois séculos depois). ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ A trama se desenrola de forma surpreendente e trágica, fazendo uma alusão aos bons e maus “odores” da natureza humana. Vale a pena cada minuto assistido... Mas paramos por aqui. Não entraremos em maiores detalhes para não darmos spoiler. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ E você? Já assistiu o filme ou leu o livro? Ainda não? Então corre lá para assistir e depois conte aqui o que achou.


0 visualização
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • WhatsApp

contato @apotecariosdafloresta.com