Buscar

Por que as plantas produzem metabólitos secundários?


Em todos os habitats naturais, as plantas são cercadas por um enorme número de inimigos potenciais (bióticos) e vários tipos de estresse ambiental (abiótico).

Por sua natureza, as plantas se protegem produzindo alguns compostos chamados de metabólitos secundários. Estes, incluindo terpenos, fenólicos e compostos contendo nitrogênio (N) e enxofre (S), defendem as plantas contra uma variedade de herbívoros e microorganismos patogênicos, bem como vários tipos de estresses abióticos.

Um trabalho de revisão realizado pela Faculdade de Ciências da Vida (Aligarh Muslim University, India), agrupou os mecanismos pelos quais as plantas se protegem contra herbivoria, micróbios patogênicos e vários estresses abióticos. Falaremos aqui um pouco sobre os monoterpenos.

> Monoterpenos (C10): Muitos derivados são importantes agentes de toxicidade para insetos. Por exemplo, os piretróides (ésteres de monoterpenos) que ocorrem nas folhas e flores de espécies de Crisântemo apresentam fortes respostas inseticidas (neurotoxina) a insetos como besouros, vespas, mariposas, abelhas, etc. e um ingrediente popular em inseticidas comerciais devido à baixa persistência em o meio ambiente e a baixa toxicidade para mamíferos.

Nas gimnospermas (coníferas) como o pinheiro e o abeto, os monoterpenos se acumulam nos dutos de resina encontrados nas folhas pontiagudas, e troncos principalmente como α-pineno, β-pineno, limoneno e mirceno, todos são tóxicos para inúmeros insetos, incluindo escaravelhos, pragas graves de espécies de coníferas em todo o mundo.

Lembrando que as moléculas voláteis produzida pelas plantas no metabolismo secundário, são extraídas por diferentes métodos e dão origem ao que chamamos de óleo essencial.

Já conhecia esses mecanismos de defesa da planta? Compartilhe com quem possa interassar. Quer ler a revisão completa? Acesse o link abaixo.

SOMOS GRATOS PELA VISITA!

Referência: Mazid, Khan, T.A.; Mohammad, F. Role of secondary metabolites in defense mechanisms of plants. Biol. and Med., vol.3, n.2, p. 232-249, 2011.

Disponível em: https://www.longdom.org/open-access/role-of-secondary-metabolites-in-defense-mechanisms-of-plants-0974-8369-3-128.pdf

Texto escrito por: Jessica C. Bergmann – Aromaterapeuta, Bióloga, Professora e Criadora de Conteúdo da Apotecários da Floresta, Proprietária da @ser.elementar

#apotecariosdafloresta #aromaterapia #aromatologia #oleosessenciais #medicinanatural #plantasmedicinais

9 visualizações
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • WhatsApp

contato @apotecariosdafloresta.com