Buscar

Quer saber como se livrar de besouros nas farinhas e grãos?


O besouro de farinha Tribolium confusum Jaquelin Du Val, é um inseto comum conhecido por atacar e infestar farinha e grãos armazenados.

Um estudo foi realizado em uma das melhores universidades da américa latina (Universidade de Buenos Aires) avaliando como os OEs são candidatos emergentes à substituição de pesticidas químicos geralmente aplicados.

Para tal, foi estudada a composição química e os efeitos causados ​​pelos OEs de folhas jovens e madurasextraído por hidrodestilação de Eucalyptus globulus Labill.

Para ambos os óleos, não foram observadas diferenças significativas entre os rendimentos, sendo o 1,8-cineol o principal constituinte comum.

O bioensaio foi realizado com soluções de OE e 1,8-cineol em diferentes concentrações (0.5, 0.75, 1.0 e 1.25 mL cm-2) e intervalos de tempo (0.5, 2, 4, 6 e 12 horas). A mortalidade adulta aumentou de acordo com a concentração e o tempo de exposição.

Extratos de folhas jovens apresentaram maior eficácia, maior mortalidade (31,67%) no tempo de 2 horas. Nas concentrações mais baixas, soluções de 1,8-cineol e OE de folhas maduras não atingiram 100% de mortalidade, mesmo quando o bioensaio foi concluído (após 12 horas), enquanto nas doses mais altasnenhum inseto estava vivo.

Estes resultados sugerem que os OE jovens e maduros de E. globulus constituem um produto natural alternativo ao controle de T. confusum, uma vez que extratos de folhas jovens, ricos em hidrocarbonetos monoterpenos e sesquiterpenos, podem ser potenciais candidatos, considerando seus efeitos inseticidas perceptíveis com baixa aplicação, concentrações e curtos tempos de exposição.

Já conhecia sobre essa habilidade do OE de Eucalipto Glóbulus? Salve, curta, compartilhe!

SOMOS GRATOS PELA VISITA!

Referência: Russo, S.; Cabrera, N.; Chludil, H.; Yaber-Grass, M.; Leicach, S. Insecticidal activity of young and mature leaves essential oil from Eucalyptus globulus Labill. Against Tribolium confusum Jacquelin du Va (Coleoptera: Tenebrionidae). Chilean Journal of Agricultural Research, Vol. 75, n. 3, p. 375-369, 2015.

Disponível em: http://doi.org/10.4067/S0718-58392015000400015

Texto escrito por: Jessica C. Bergmann – Aromaterapeuta, Bióloga, Professora e Criadora de Conteúdo da Apotecários da Floresta, Proprietária da #ser.elementar

#apotecariosdafloresta #aromaterapia #aromatologia #oleosessenciais #medicinanatural #plantasmedicinais

3 visualizações
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • WhatsApp

contato @apotecariosdafloresta.com