Buscar

Quer saber se é possível tratar a enxaqueca com óleo essencial? Leia estas informações!


A enxaqueca é uma dor de cabeça recorrente crônica que acomete muitas pessoas, na maioria dos casos, mulheres. Se você não tem, provavelmente conhece alguém que sofre de tempos em tempos com esta dor. Uma vez que ainda não se conhece um tratamento completo é importante estudar novas abordagens de tratamento e medicamentos.


E foi pensando nisso que pesquisadores do Irã escreveram uma revisão1 sobre o uso de extrato de camomila no óleo de gergelim como um possível medicamento tópico para aliviar a dor da enxaqueca. 


O óleo de camomila é preparado na medicina tradicional persa aquecendo o extrato aquoso de camomila em óleo de gergelim. Para otimizar o procedimento, pode-se usar o óleo essencial e adicioná-lo ao produto final.


A preparação inclui óleos essenciais (rico em moléculas de camazuleno e óxido de bisabolol) e polifenóis (um flavonóide como a apigenina e seus derivados). Provavelmente possui efeitos de alívio da dor para enxaquecas devido às seguintes propriedades:


1) chamazuleno (molécula do OE) e apigenina (flavonoide) da camomila inibem a expressão do óxido nítrico, uma molécula que induz a enxaqueca, em macrófagos ativados (células do sistema imune);

2) flavonóides da camomila, que exercem forte efeito inibitório sobre o processo inflamatório;

3) polifenóis da camomila possuem efeitos anti-inflamatórios que reduzem a inflamação no local da dor da enxaqueca; 

4) efeito neuroprotetor da camomila; 

5) a sesamina no óleo de gergelim possui um efeito anti-inflamatório. 

Da próxima vez que a enxaqueca te incomodar, experimente um preparado de OE de camomila azul no óleo vegetal de gergelim e aplique massageando as têmporas ou lugar de dor e nos conte sua experiência!!!

Conhece alguém que pode se beneficiar com esta informação? Marque essa pessoa nos comentários!

1Referência: Zargaran, A.; Borhani-Haghighi, A.; Faridi, P.; Daneshamouz, S.; Kordafshari, G.; Mohagheghzadeh, A. Potential effect and mechanism of action of topical Chamomile (Matricaria chamomile L.) oil on migraine headache: a medical hypothesis. Medical Hypotheses. 2014.

Texto escrito por: Jessica C. Bergmann – Aromaterapeuta, Bióloga, Criadora de Conteúdo da Apotecários da Floresta.

#apotecariosdafloresta #aromaterapia #aromatologia #oleosessenciais #medicinanatural #plantasmedicinais #herbalismo

15 visualizações
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • WhatsApp

contato @apotecariosdafloresta.com