Buscar

Seu corpo todo sente cheiros!!!


Você sabia que podemos encontrar receptores olfativos (ROs) que detectam moléculas voláteis como as moléculas dos óleos essenciais em diferentes regiões do corpo? Pois é, podemos encontrá-los no pulmão, intestino, pele, coração e sangue e mesmo testículos!

Estudos1 moleculares conseguiram identificar diferentes receptores olfativos em diversos tecido do corpo, sendo que alguns ROs são encontrados em apenas um tecido, enquanto outros são amplamente distribuídos em diferentes tecidos do corpo humano. 

Por exemplo, uma pequena variedade de receptores é encontrada no fígado e músculo esquelético e mais de 60 são encontrados no testículo. Apesar disso, a expressão, ou seja, atividade desses receptores olfativos comparados aos do tecido olfativo são baixas.

Algumas funções curiosas têm sido descobertas, como por exemplo as ROs do sistema cardiovascular que tem potencial em transportar odores externos por todo o corpo.

As ROs do sistema gastrointestinal também tem sido alvo de algumas pesquisas. Sabia que nossa microbiota produz alguns químicos odoríferos? Pois é, e nas células que revestem o trato digestivo, as ROs aumentam a quantidade de íons cálcio que resultam em uma maior liberação de serotonina (neurotransmissor que regula humor, apetite, sono), além de ser um regulador dos movimentos peristálticos e secreção. Dessa maneira, as ROs podem contribuir significantemente para tratar funções intestinais anormais como diarreia ou constipação.

Além disso, há um crescente número de evidências de que eles têm o potencial de servir como ferramentas de diagnóstico e terapêuticas, pois os ROs são altamente expressos em diferentes tecidos cancerígenos. 

Quem aí suspeitava que as moléculas voláteis controlam numerosas funções no nosso organismo por meio dos ROs?

1Referência: MaBberg, D.; Hatt, H. Human Olfactory Receptors: Novel Cellular Functions Outside of the Nose. Physiology Review. Vol. 98, p.1739-1763, 2018.

Texto escrito por: Jessica C. Bergmann – Aromaterapeuta, Bióloga, Criadora de Conteúdo da Apotecários da Floresta.

#apotecariosdafloresta #aromaterapia #aromatologia #oleosessenciais #medicinanatural #plantasmedicinais #herbalismo

9 visualizações