Buscar

Tem gastrite? O óleo essencial de Cardamomo pode ajudar!


O Cardamomo, fruto da Elettaria cardamomum Maton. (Zingiberaceae) comumente conhecido como “a rainha das especiarias” é usado na medicina Unani (Persa-árabe) para tratar distúrbios de úlcera péptica e gastrite.

Um estudo realizado na Faculdade de Medicina de Nova Deli (Índia), investigou os efeitos antiulcerogênicos do óleo essencial de E. cardamomum em diferentes modelos de lesões gástricas, induzidas por álcool em ratos. Além disso, seus efeitos sobre o muco da parede e a produção de ácido gástrico foram registrados.

O OE (50 mg/kg) foi considerado eficaz na redução de 65% do índice de úlcera em ulceração gástrica induzida por álcool em ratos Shay, mas o volume total de secreção gástrica, a acidez total e a espessura da parede do muco permaneceram inalterados. O índice de úlcera (mm) para os animais controle e tratados com óleo essencial foram 2,08 ± 0,08 e 0,73 ± 0,08, respectivamente.

O modelo de lesão gástrica induzida por aspirina foi utilizado neste estudo, considerando os diferentes mecanismos pelos quais induz a ulceração gástrica. Observou-se que o OE (12,5mg/kg) apresentaram inibição significativa da ulceração.

No decorrer do experimento com OE, observou-se o achatamento das pregas mucosas, o que sugere que o efeito gastroprotetor pode ser devido a uma diminuição da motilidade gástrica. É relatado que as mudanças na motilidade gástrica podem desempenhar um papel no desenvolvimento e prevenção de lesões gástricas experimentais. O relaxamento dos músculos circulares pode proteger a mucosa gástrica por meio do achatamento das dobras.

Vocês sabiam que os antigos egípcios mastigam as sementes de cardamomo para limpar os dentes e ajudar na digestão?

E vocês, já se beneficiaram de alguma outra maneira do óleo essencial de cardamomo? Conta pra gente!! Lembrando que a ingestão de OEs deve ser feita SEMPRE como acompanhamento de um aromaterapeuta qualificado.

SOMOS GRATOS PELA VISITA!

Referência: Jamal, A.; Javed, K.; Aslam, M.; Jafri, M.A. Gastroprotective effect of cardamon, Elettaria cardamomum Maton. fruits in rats. Journal of Ethnopharmacology, vol. 103, p. 149-153, 2006.

Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jep.2005.07.016

Texto escrito por: Jessica C. Bergmann – Aromaterapeuta, Bióloga, Professora e Criadora de Conteúdo da Apotecários da Floresta, Proprietária da @ser.elementar

#apotecariosdafloresta #aromaterapia #aromatologia #oleosessenciais #medicinanatural #plantasmedicinais

6 visualizações
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • WhatsApp

contato @apotecariosdafloresta.com