Buscar

Temos receptores olfativos no olho?


Vários estudos demonstraram que a expressão de receptores olfativos (ROs) ocorre em vários tecidos. Esses achados serviram de base para estudos funcionais que demonstram o potencial das Ros como alvos de medicamentos para uma aplicação clínica.

Um trabalho desenvolvido em uma universidade da Alemanha (Ruhr-University Bochum) foi publicado descrevendo a primeira avaliação da expressão de mRNA (RNA mensageiro precursor da proteína) de Ros e a localização de proteínas de Ros na retina humana.

Foram sequenciados o RNA de três retinas neurais individuais e os resultados comparados a estudos anteriores de análise da retina humana periférica e macular. A localização da proteína de várias Ors foi investigada por imuno-histoquímica.

As análises do transcriptoma detectou uma média de 14 transcritos RO na retina neural, dos quais OR6B3 é um dos Ros mais expressos. No experimento de colorações imuno-histoquímicas da retina foi possível localizar o receptor olfativo OR2W3 nas membranas fotossensíveis do segmento externo dos cones (reconhece as cores), enquanto o OR6B3 foi encontrado em vários tipos de células.

Os receptores olfativos, OR5P3 e OR10AD1, foram detectados na base do fotorreceptor que liga o cílio, e o receptor OR10AD1 também foi localizado no envelope nuclear da retina.

A expressão específica de tipo de célula dos Ros na retina sugere que existem funções biológicas únicas para esses receptores. Este foi o primeiro trabalho a descrever a expressão de receptores olfativos na retina e mais estudos são necessários para identificar o papel funcional dessas Ros na retina.

E aí vem a ciência com novas descobertas! Achou interessante esta informação? Curta, comente, compartilhe!

SOMOS GRATOS PELA VISITA!!!

Referência: Jovancevic, N.; Wunderlich, K.A.; Haering, C.; Flegel, C.; Mabberg, D.; Weinrich, M.; Weber, L.; Tebbe, L.; Kampik, A.; Gisselmann, G.; Wolfrum, U.; Hatt, H.; Gelis, L. Deep sequencing of the human retinae reveals the expression of odorant receptors. Frontiers in Cellular Neuroscience, 2017.

Disponível em: https://doi.org/10.3389/fncel.2017.0003.

Texto escrito por: Jessica C. Bergmann – Aromaterapeuta, Bióloga, Professora e Criadora de Conteúdo da Apotecários da Floresta, Proprietária da #ser.elementar

#apotecariosdafloresta #aromaterapia #aromatologia #oleosessenciais #medicinanatural #plantasmedicinais #herbalismo

0 visualização
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • WhatsApp

contato @apotecariosdafloresta.com