Buscar

Uso de óleo essencial na memória a curto prazo


No mundo de hoje, existem muitos fatores que afetam a saúde mental humana. O número de crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade aumentou e, entre os adultos, os casos da doença de Alzheimer se tornaram mais frequentes.

Foi realizado um estudo sobre o efeito dos óleos essenciais na memória de imagem de curto prazo e na memória numérica.

O estudo envolveu 79 estudantes do ensino médio (34 meninos e 45 meninas) com idades entre 13 e 17 anos, residentes da metrópole ucraniana.

Os participantes foram divididos em três grupos:

- o grupo controle, que não foi exposto aos óleos essenciais;

- o grupo "Lavanda", no qual o óleo essencial de lavanda foi pulverizado;

- o grupo "Rosemary", no qual o óleo essencial de alecrim foi pulverizado.

Em uma sala de 120 m2 foram colocadas 4 placas de petri, uma em cada canto da sala com 15 mLs de água e 10 gotas do óleo essencial em cada placa.

Para o teste de imagem, foram mostradas 16 imagens por 20 segundos cada e os participantes tinham 1 minuto para lembrar das imagens.

Para o teste numérico, foram apresentados 12 números por 20 segundos e tiveram 20 segundos para lembrar dos números.

Foram encontradas diferenças estatisticamente significantes na produtividade da memória de curto prazo dos participantes de diferentes grupos. Portanto, os óleos essenciais de alecrim e lavanda aumentaram significativamente a memória da imagem em comparação com o controle.

Em relação ao óleo essencial de alecrim, este aumentou a memorização dos números e a inalação do óleo essencial de lavanda enfraqueceu esse processo.

Quem utiliza o OE de Alecrim para quando precisa estudar?

SOMOS GRATOS PELA VISITA!

Referência: Filiptsova, O.V.; Gazzavi-Rogozina, L.V.; Timoshyna, I.A.; Naboka, O.I.; Dyomina, Y.V.; Ochkur, A.V. The effect of the essential oils of Lavender and Rosemary on the human short-term memory. Alexandria Journal of Medicine, Vol. 45, p. 41-44, 2018.

Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.ajme.2017.05.004

Texto escrito por: Jessica C. Bergmann – Aromaterapeuta, Bióloga, Professora e Criadora de Conteúdo da Apotecários da Floresta, Proprietária da #ser.elementar

#apotecariosdafloresta #aromaterapia #aromatologia #oleosessenciais #medicinanatural #plantasmedicinais

67 visualizações
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • WhatsApp

contato @apotecariosdafloresta.com