Buscar

Vamos falar sobre a molécula eucaliptol?


A molécula eucaliptol, também chamado de cineole, 1,8-cineol e cajeputol é um terpeno e pode ser encontrada em uma ampla gama de óleos essenciais como eucalipto, alecrim, hortelã entre outros, sendo que o OE de eucalipto pode conter até 80% da composição do seu óleo com esta molécula.

Na indústria farmacêutica essa molécula é emprega como intensificador de penetração percutânea, além de seus efeitos descongestionantes e antitussígenos (reflexos da tosse), sendo útil no tratamento de bronquite, sinusite e reumatismo.

Nas plantas, o 1,8-cineol é produzido como molécula de defesa, sendo tóxico para patógenos e herbívoros. Além disso, como é uma molécula volátil, ela é sinalizadora, tanto para atrair predadores de pragas quanto para sinalizar os polinizadores.

Uma revisão bibliográfica sobre o poder da molécula 1,8-cineol publicada esse ano, analisou a farmacologia dessa molécula em tratamento de problemas respiratórios.

O eucaliptol foi eficiente para diminuir a produção de muco em cerca de 66% nos monócitos humano modelando a rinossinusite, ao regular os genes associados à produção de muco (MUC2 e MUC19). Nos músculos lisos de cobaias (ratos), o eucaliptol demonstrou produzir um efeito relaxante ou broncodilatador. Outro experimento demonstrou os efeitos antinociceptivos e redução da sinalização da dor neuropática.

Essa molécula é absorvida rapidamente e pode estar presente no sangue após 5 minutos de inalação, embora atinja seu pico de concentração plasmática em torno de 18 minutos após a inalação.

O uso a curto prazo (até 6 meses) de eucaliptol na dose de 100-200 mg três vezes ao dia parece ser seguro com base em pesquisas clínicas. Porém a ingestão de doses maiores do óleo de eucalipto não diluído pode ser fatal. Em ratos o LD50 (dose letal que mata 50% de uma população teste) é de 2.48 g/kg.

Já foi relatado toxicidade em crianças em ingestões do óleo essencial de eucalipto rico em 1,8-cineol maiores que 5 mL causando uma depressão significativa do sistema nervoso central.

Você já conhecia os efeitos benéficos dessa molécula? Lembre sempre de consultar um aromaterapeuta especializado para iniciar um tratamento com óleos essenciais.

SOMOS GRATOS PELA VISITA!

Referência: Gala, D.M.; Ezeudu, N.E.; Garcia, J.; Geronimo, C.A.; Berry, N.M.; Malcolm, B.J. Eucalytpol (1,8-cineole): na underutilized ally in respiratory disorders? Journal of Essential Oil Research, 2020.

Disponível em: https://doi.org/10.1080/10412905.2020.1716867


Texto escrito por: Jessica C. Bergmann – Aromaterapeuta, Bióloga, Professora e Criadora de Conteúdo da Apotecários da Floresta, Proprietária da @ser.elementar

#apotecariosdafloresta #aromaterapia #aromatologia #oleosessenciais #medicinanatural #plantasmedicinais

8 visualizações
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • WhatsApp

contato @apotecariosdafloresta.com