Buscar

Você conhece o óleo essencial de anis estrelado?


As ervas medicinais são uma das fontes imperativas de drogas em todo o mundo. O anis estrelado (Illicium verum), uma árvore de porte médio e sempre verde, com frutos em forma de estrela, é uma erva importante com ampla distribuição em todas as partes do sudoeste do continente asiático.

Uma revisão publicada esse ano em uma revista conceituada (Phytotherapy Research) descreve a aplicabilidade desta planta na culinária e como erva medicinal com efeitos antioxidantes, antimicrobianos, antifúngicos, anti-helmínticos, inseticidas, secretolíticos, antinociceptivos, anti-inflamatórios, gastroprotetores, sedativos, expectorantes e espasmolíticos e estrogênicos.

O efeito medicinal mais conhecido do anis estrelado é o efeito antiviral derivado do ácido chiquímico utilizado como substrato para a síntese química do medicamento como o Tamiflu. Este medicamento inibe a proteína da superfície do vírus da influenza tipos A e B, influenza aviária H5N1 e influenza humana H1N1.

O óleo essencial possui como constituinte majoritária o anetol, podendo constituir até 90% de sua composição e é o que dá o cheiro característico desse óleo. Outras moléculas como estragol, limoneno e alfa-pineno também estão presentes. As extrações podem ser feitas pelo método de hidrodestilação, arraste a vapor, extração por solvente e CO2 supercritico.

A molécula anetol foi estudada como tendo propriedades antifúngicas, antissépticas, antimicrobiana. A molécula alfa-pineno é responsável por dar o efeito gastroprotetivo do óleo essencial, além de também possuir efeitos anti-inflamatórios, antinociceptivo e antimicrobianos.

O limoneno é responsável pelas atividades inseticidas, espasmolítica, anti-tumor, anti-cancer e anti-inflamatória.

Quem aqui adora o aroma desta potente planta? Curta e compartilhe com quem possa se interessar! Recomendo a leitura dessa revisão.

SOMOS GRATOS PELA VISITA!

Referência: Patra, J.K.; Das, G.; Bose, S.; Banerjee, S.; Vishnuprasad, C.N.; Rodriguez-Torres, M.P.; Shin, H-S. Star anise (Illicium verum): Chemical compounds, antiviral properties, and clinal relevance. Phytotherapy Research, 2020.

Disponível em: https://doi.org/10.1002/ptr.6614

Texto escrito por: Jessica C. Bergmann – Aromaterapeuta, Bióloga, Professora e Criadora de Conteúdo da Apotecários da Floresta, Proprietária da @ser.elementar

#apotecariosdafloresta #aromaterapia #aromatologia #oleosessenciais #medicinanatural #plantasmedicinais

0 visualização
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • WhatsApp

contato @apotecariosdafloresta.com