Buscar

Você conhece o óleo essencial de capim-limão?


Um trabalho de 2019 fez uma revisão do OE de Capim-limão, como sua extração, composição, bioatividade e utilização na preservação de alimentos. O OE de capim-limão (Cymbopogon citratus) cresce principalmente nas partes tropicais e subtropicais do mundo.

O aroma de limão é proveniente da molécula de citral. Citral é uma combinação de dois aldeídos estereoisômeros de monoterpenos; o isômero transgeranial é predominante em relação ao isômero cisneral.

O OE de capim-limão tem sido usado desde a antiguidade na medicina popular como remédio para melhorar a circulação, estabilizar os ciclos menstruais, promover a digestão ou aumentar a imunidade. Também é usado para produzir perfumes, sabores, detergentes e produtos farmacêuticos.

O método considerado mais adequado para a extração do óleo essencial de capim-limão é a destilação a vapor, pois permite obter o óleo sem alterar a qualidade do produto.

A composição química do OE de C. citratus varia de acordo com a origem geográfica, práticas agrícolas, idade da planta, fotoperíodo, período de colheita, diferenças genéticas e métodos de extração.

O OE de capim-limão mostra um amplo espectro de atividades biológicas. As altas atividades antibacterianas são devido a presença das moléculas geranial e neral contra bactérias gram-positivas e gram-negativas. A molécula mirceno não possui por si só uma atividade anti-bacteriana, mas observou-se que o mirceno gera maior bioatividade quando misturado com geranial ou neral ou ambos.

Você sabia de todas essas informações do Capim-limão? Curta, comente, compartilhe. Salve para ler depois.

SOMOS GRATOS PELA VISITA!

Referência: Majewska, E.; Kozlowska, M.; Gruczynka-Sekowska, E.; Kowalska, D.; Tarnowska, K. Lemongrass (Cymbopogon citratus) Essential Oil: Extraction, Composition, Bioactivity and Uses for Food Preservation – a Review. Pol. J. Food Nutr. Sci., Vol. 69, n. 4, p. 327-341, 2019.

Disponível em: http://doi.org/10.31883/pjfns/113152


Texto escrito por: Jessica C. Bergmann – Aromaterapeuta, Bióloga, Professora e Criadora de Conteúdo da Apotecários da Floresta, Proprietária da #ser.elementar

#apotecariosdafloresta #aromaterapia #aromatologia #oleosessenciais #medicinanatural #plantasmedicinais

0 visualização
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • WhatsApp

contato @apotecariosdafloresta.com