Buscar

Você precisa conhecer o óleo essencial de colônia!


O óleo essencial de Alpinia zerumbet, é extraído da planta conhecida popularmente como Colônia. O seu óleo já foi estudado apresentando em sua composição molecular uma gama de terpenos como o 1,8-cineol, terpineno-4-ol, gama terpineno e para-cimeno o que confere a este OE atividades nos canais de cálcio (importante na contração muscular) e são também competidores pós sinápticos da acetilcolina (neutrotransmissor) em músculos lisos.

Um trabalho científico realizado no Centro de Saúde e Ambiente da Universidade Tiradentes, em Aracaju, avaliou a viabilidade do OE de Alpinia zerumbet em tratamento fisioterapêutico em um grupo de pessoas com paralisia cerebral.

O estudo foi prospectivo, analítico e clínico do tipo II (avalia a eficácia terapêutica), aleatório por grupos em períodos específicos. A amostra analisou um total de 24 crianças que apresentam paralisia cerebral. Para tal, dividiram as crianças em 4 grupos:

- 1 grupo de cinesioterapia (terapia do movimento) tratado com OE intradérmica (0,5 kg ml/10kg)

- 1 grupo de cinesioterapia tratado com OE por via inalatória (0,05 ml/10kg/5mL) de soro fisiológico por 15 minutos

- 2 grupos controles tratados apenas com cinesioterapia.

A espasticidade muscular (alteração no tônus muscular decorrente de uma doença neurológica que provoca lesão nas células) e as atividades funcionais estáticas e dinâmicas foram mensuradas pelo protocolo de Durigon. Os testes t-Student e ANOVA foram utilizados para a significância de 95%.

Os grupos tratados com óleo essencial apresentaram resultados significativos na avaliação do tônus muscular e na função estática e dinâmica. O óleo essencial associado à cinesioterapia modula o tônus muscular, possibilitando ganho funcional. As crianças tratadas de forma dermal apresentaram melhor resultado em relação às que inalaram o óleo essencial.

A ciência e os óleos essenciais não são incríveis??!!! Gostou dessa informação, curta, comente, compartilhe com a gente.

SOMOS GRATOS PELA VISITA!

Referência: Cândido, E.A.F.; Xavier-Filho, L. Viabilidade do uso do óleo essencial da Alpinia zerumbet, Zingiberaceae, na otimização do tratamento fisioterapêutico em paralisia cerebral espástica. Arquivo Brasileiro de Neurologia, vol. 31, n.3, p.110-115, 2012.

Disponível em: https://doi.org/10.1055/s-0038-1625692

Texto escrito por: Jessica C. Bergmann – Aromaterapeuta, Bióloga, Professora e Criadora de Conteúdo da Apotecários da Floresta, Proprietária da @ser.elementar

#apotecariosdafloresta #aromaterapia #aromatologia #oleosessenciais #medicinanatural #plantasmedicinais

0 visualização
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • WhatsApp

contato @apotecariosdafloresta.com