Buscar

Você sabia que a Camomila Alemã possui efeito anti-inflamatório e antialérgico?


A camomila alemã (Matricaria chamomilla L.) é uma planta medicinal utilizada desde a antiguidade no Egito, na Grécia e Roma como medicamento e aromática. O óleo essencial da camomila tem como componente o Camazuleno, que possui efeitos anti-inflamatórios e anti-alérgicos.

O Camazuleno é formado durante o processo de destilação, quando a matricina (lactona) é convertida a molécula camazuleno pela ação do calor e pressão resultante. É a molécula responsável pela coloração azulada deste óleo essencial.

Um estudo1 foi realizado em uma universidade da Índia com o objetivo de caracterizar estes efeitos dos componentes voláteis e não voláteis da camomila alemã em ratos.

O resultado mostrou que o OE volátil e os componentes não voláteis, como o extrato aquoso (material floral filtrado após a destilação) e a agua floral (hidrolato) da camomila alemã, poderiam inibir significativamente o inchaço da pata induzido pela carragenina, um extrato de alga marinha vermelha que causa edema em ratos, nas menores concentrações utilizadas ou seja, 0.4 mL/kg do OE e 0.5 g/kg do extrato aquoso.

O inchaço da orelha induzido pelo xilol (hidrocarbonetos aromáticos) em camundongos também foi inibido nas menores concentrações utilizadas do OE e extrato aquoso e pela água floral (inibição de 20%, 8.3% e 37.2%), porém, o extrato aquoso em alta concentração (2g/kg) apresentou uma maior eficiência de inibição (53.9%).

No teste realizado para avaliar o comportamento da prostaglandina E2 (PGE), que são sinais químicos desencadeados que estimulam o processo inflamatório, nos ratos submetidos a carragenina, foi observado que a alta concentração do OE (0.8 mL/kg) inibe a PGE em 35%. A alta e baixa dosagem do extrato aquoso (2 g/kg e 0.5 g/kg) tiveram uma inibição de 39.8% e 35.2% e a água floral inibiu em 37.5% a liberação de PGE.

Em outro teste, que avalia a ação anti-alérgica causada por Dextran, foi observado que todos os tratamentos são eficientes, sendo a baixa concentração de extrato aquoso (0.5 g/kg) a menos eficiente com uma inibição de 21.2% em 30 minutos.

O óleo essencial teve o efeito inibitório mais notável. Ele mostrou que o componente volátil e não volátil da camomila alemã tinha efeitos anti-inflamatórios e antialérgicos notáveis.

Você sabia dessas propriedades do óleo essencial de camomila alemã? Curta, compartilhe, salve para ler depois!!!

SOMOS GRATOS PELA VISITA!

Referência: Wu, Y.; Xu, Y.; Yao, L. Anti-inflammatory and Anti-allergic Effects of German Chamomile (Matricaria chamomilla L). Journal of Ethnopharmacology. Vol. 15, n.1, p.75-83, 2012.

Disponível em: https://doi.org/10.1080/0972060X.2012.10644022

Texto escrito por: Jessica C. Bergmann – Aromaterapeuta, Bióloga, Professora e Criadora de Conteúdo da Apotecários da Floresta, Proprietária da #ser.elementar

#apotecariosdafloresta #aromaterapia #aromatologia #oleosessenciais #medicinanatural #plantasmedicinais #herbalismo

1 visualização