Buscar

Você sabia que a Salvia sclarea é utilizada como fitorremediador?


A Salvia sclareia, conhecida como sálvia, pertence a família das Lamiaceae. É nativa de diversos países do Mediterrâneo como Itália, sul da França e Marrocos.

Foi realizado um estudo de campo para avaliar a eficácia da Salvia sclarea L. na fitorremediação (utilização de plantas para purificação de ambientes aquáticos e terrestres) de solos contaminados. O experimento foi realizado em campos agrícolas contaminados pelas obras de metais não ferrosos, perto de Plovdiv, Bulgária.

O teor de metais pesados ​​em diferentes partes de Salvia sclarea L. (raízes, caules, folhas e inflorescências) foi determinado pelo ICP (espectrometria de emissão de plasma indutivamente acoplada).

O OE da Salvia sclarea L. foi obtido por destilação a vapor em condições de laboratório e analisado para metais pesados ​​e sua composição química foi determinada. Salvia sclarea L. é uma planta tolerante a metais pesados ​​e que pode ser cultivada em solos contaminados.

Com base nos resultados obtidos e utilizando os critérios mais comuns, a planta Salvia sclarea L. pode ser classificada como hiperacumulador de chumbo e acumulador de cádmio e zinco, portanto, esta planta possui potencial adequado para a fitorremediação de solos contaminados com metais pesados.

Também é favorável o fato de os metais pesados ​​não influenciarem o desenvolvimento da Salvia sclarea L., bem como a qualidade e quantidade do óleo essencial. Para o óleo de sálvia obtido do processamento de sálvia cultivada em solos altamente contaminados, seus principais ingredientes determinantes de odor atendem aos requisitos de qualidade da Farmacopeia Europeia e à BS ISO 7609 em relação ao óleo de sálvia búlgara e/ou com valores próximos ao limite desses padrões.

A possibilidade de processamento industrial adicional fará da Salvia sclarea L. uma cultura economicamente interessante para os agricultores da tecnologia de fitoextração.

Já havia ouvido falar da capacidade incrível desta planta? Curta, comente, compartilhe com quem possa se interessar!

SOMOS GRATOS PELA VISITA!

Referência: Angelova, V.R.; Ivanova, R.V.; Todorov, G.M.; Ivanov, K. Potential of Salvia sclarea L. for Phytoremediation of Soils Contaminated with Heavy Metals. International Journal of Agricultural and Biosystems Engineering, vol. 10, n.12, 2016.

Disponível em: https://doi.org/scholar.waset.org/1307-6892/10005839

Texto escrito por: Jessica C. Bergmann – Aromaterapeuta, Bióloga, Professora e Criadora de Conteúdo da Apotecários da Floresta, Proprietária da @ser.elementar

#apotecariosdafloresta #aromaterapia #aromatologia #oleosessenciais #medicinanatural #plantasmedicinais

23 visualizações
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • WhatsApp

contato @apotecariosdafloresta.com